ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 35% das reclamações, serviços financeiros lideram ranking no Procon

A telefonia teve 10,7% das reclamações, enquanto serviços essenciais, como água e energia tiveram 7,1%

Mylena Fraiha | 09/07/2023 13:36
Com 35% das reclamações, serviços financeiros lideram ranking no Procon
Fila de espera em agência de banco em Campo Grande (Foto: Divulgação)

No primeiro semestre deste ano, os serviços financeiros responderam por mais de 35% das reclamações formalizadas junto ao Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). O setor foi o mais demandado, seguido pela telefonia, com 10,7% das reclamações, e pelos serviços essenciais, como água, energia elétrica e gás, com 7,1%.

Durante o período de janeiro a junho, o Procon-MS registrou um total de 9.712 atendimentos, sendo que 3.441 (35,43%) estavam relacionados a casos envolvendo cartões, financiamentos, contratos de crédito, seguros e outros serviços financeiros.

Isso significa que cerca de 4 em cada 10 consumidores tiveram que buscar seus direitos devido a cobranças indevidas, falhas contratuais ou problemas na oferta de produtos financeiros.

Somente os cartões de crédito, débito e de lojas foram responsáveis por 1.315 reclamações no primeiro semestre (38,21%) entre os serviços financeiros. A telefonia foi o segundo setor mais demandado, com 1.038 queixas, seguida pelos serviços essenciais, que receberam 689 reclamações.

Cuidados na contratação - A secretária-executiva do Procon/MS, Nilza Yamasaki, comenta que é importante lembrar que o fornecedor dos serviços financeiros precisa ser claro durante o processo de venda, fornecendo todas as informações necessárias ao consumidor antes da formalização do contrato.

“Recomendamos ainda que os documentos do negócio firmado sejam preservados para embasar uma reclamação”, reforça Nilza.

Dados de maio da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelaram que 70,1% dos moradores de Campo Grande têm no cartão de crédito a principal fonte de endividamento, seguido por carnês de cobrança (17,4%) e crédito pessoal (11%).

Denúncia - Em casos em que os consumidores tenham dúvidas ou desejem denunciar estabelecimentos, o Procon/MS disponibiliza o Disque Denúncia 151 e um formulário de reclamação no site www.procon.ms.gov.br. Todas as questões são avaliadas e fiscalizadas de acordo com a legislação vigente.

Nos siga no Google Notícias