Com baixa procura pela vacina da gripe, Sesau abre mais um público hoje
Agora podem tomar profissionais de segurança e salvamento; ao todo são nove públicos contemplados
A Prefeitura incluiu hoje profissionais das forças de segurança e salvamento na campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta quarta-feira (16) eles podem se vacinar junto dos outros oito grupos que seguem liberados para a imunização.
Ao todo podem se vacinar pessoas estes profissionais além de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas de até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde e da educação, idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a 6 anos.
Esta é a última etapa da campanha que vai até o dia 9 de julho. Segundo levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até o início desta semana 128.836 pessoas haviam recebido a vacina, isso corresponde a 59,27% de toda a população que deverá ser imunizada.
“Estamos com uma procura bastante baixa, o que nos preocupa, uma vez que estamos em uma época onde as doenças respiratórias são bastante comuns, além destas também levarem à morte”, reforça a superintendente de vigilância em saúde da Sesau, Veruska Lahdo.
A baixa procura pode ter relação com a vacinação contra a covid-19, que acontece concomitantemente, e a orientação é esperar 15 dias após uma das doses para que a vacina da gripe seja tomada. Apesar disso, a Sesau alerta que muita gente não está procurando as unidades mesmo depois de passado este tempo.
A imunização contra a Influenza fica restrita às unidades de saúde seguindo os horários da sala de vacina. Na parte da manhã é das 7h30 às 10h45 e durante a tarde das 13h às 16h45. Veja onde se vacinar: