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Capital

Com totem e biometria facial, Capital inova em posto de saúde inteligente

Campo Grande ainda tem prontuário eletrônico que traz histórico dos pacientes

Por Aline dos Santos | 07/08/2024 18:54
Totem de autoatendimento foi instalado nesta quarta-feira, em período experimental. (Foto: Osmar Veiga)
Totem de autoatendimento foi instalado nesta quarta-feira, em período experimental. (Foto: Osmar Veiga)

Campo Grande terá em agosto, mês comemorativo do aniversário de 125 anos, projeto inovador na área da saúde. A partir de segunda-feira (dia 12), totem de autoatendimento e reconhecimento facial será instalado na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco.

Até o próximo dia 26, aniversário da Capital, o serviço  vai operar para ajustes e levantamento de dados. Depois, entra em funcionamento para período de teste por até 60 dias. O equipamento é oferecido sem custo para que a Prefeitura de Campo Grande avalie a tecnologia.

“A unidade inteligente é a cereja do bolo. Esse eu tenho orgulho de dizer que é o meu filho. Porque sou engenheiro mecatrônico de formação e tenho mestrado em Inteligência Artificial. A gente modelou uma unidade para ela conseguir ser mais eficiente. Fizemos um estudo e identificamos alguns gargalos. Sempre buscamos melhorias para o cidadão”, afirma o diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Leandro Basmage.

Usuária passa pelo autoatendimento e depois espera ser chamada no painel. (Foto: Osmar Veiga)
Usuária passa pelo autoatendimento e depois espera ser chamada no painel. (Foto: Osmar Veiga)

No levantamento, a primeira questão problemática era a chegada do paciente. “A gente criou um totem que você vai ‘entrar’ com seu CPF. Na sequência, ele vai fazer a autenticação biofacial, por meio de uma câmera. Por que a gente faz uma proteção tão grande? Porque imagina se você erra o seu CPF, aparece outro nome, mas você dá prosseguimento ao atendimento, vai acabar tomando vacina em nome de outra pessoa”, diz Leandro, sobre o controle rigoroso na identificação dos usuários.

Após a verificação da identidade, utilizando a tecnologia mais segura disponível, o paciente seleciona o atendimento. Por exemplo, se procurou a unidade para se vacinar, vai escolher essa opção no serviço de autoatendimento. A partir dessa etapa, ele já entra na fila.

Diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Leandro Basmage.
Diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Leandro Basmage.

Depois, o nome será chamado pelo telão. Com a vacina aplicada, o servidor finaliza o atendimento no sistema. Ou seja, o enfermeiro não vai precisar sair da sala para chamar o paciente pelo nome. “É totalmente automatizado. Faz a fila automática, faz o chamamento automático. E quando finalizou o procedimento, o servidor dá baixa no sistema. Não vai ter mais ficha para entrar”, destaca Leandro.

O totem fornecido para teste por até 60 dias é da empresa Next Med. De acordo com o diretor-presidente da Agetec, a nova Lei de Licitações trouxe dispositivo chamado de “análise da solução”. “Quando nós da tecnologia vamos implantar algum projeto, mas queremos saber se é bom ou não. Faz essa análise, que não tem ônus financeiro para o município. A gente deixa lá dois meses e um comitê avalia. Se tiver ok, damos prosseguimento para as outras unidades".

Se a tecnologia for aprovada, a prefeitura abre pregão para contratar o serviço, por meio de locação dos equipamentos. O totem será integrado com o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão). “Isso é o mais importante de tudo. Quando a pessoa loga no totem, ela estará logando no prontuário do Ministério da Saúde. A gente desenvolveu uma ferramenta que se você fosse comprar custaria milhões”. O totem conta com acessibilidade e é fácil de ser utilizado.

Identificação dos pacientes também será feita por leitura facial. (Foto: Osmar Veiga)
Identificação dos pacientes também será feita por leitura facial. (Foto: Osmar Veiga)

Numa outra frente, a UBS 26 de Agosto recebeu câmeras para o monitoramento inteligente.

Foi feito mapeamento da unidade, com instalação de 26 câmeras a fim de que todos os pontos sejam monitorados. Quando você chega e faz o check-in de reconhecimento facial, a câmera começa a te seguir pela unidade inteira. Então, ela vai saber quanto tempo você ficou esperando no saguão, quanto tempo para ser atendido. Todos os indicadores que a gestão precisa serão repassados”, afirma Leandro.

O monitoramento também aumenta a segurança. Se uma pessoa entrar no local quando estiver fechado, a câmera envia alerta e vídeo para o responsável. Por meio de Inteligência Artificial, o sistema sabe diferenciar pessoas de animais como gatos e cachorros. “Tudo isso compõe a unidade inteligente”.

Ainda não há estimativa do custo para levar a tecnologia de forma permanente para as 74 UBS. “O comitê ainda vai avaliar. Depois, a gente faz estudo técnico preliminar e o termo de referência, com a cotação de preço. Mas a parte mais cara a gente já fez, que é o prontuário”, diz o diretor da Agetec. Toda essa etapa deve levar seis meses.

Totem está na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco. (Foto: Osmar Veiga)
Totem está na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco. (Foto: Osmar Veiga)

Integração do prontuário – A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação também desenvolveu ferramenta para ampliar o uso do prontuário eletrônico, desenvolvido pelo Ministério de Saúde e utilizado desde 2020 no setor de Atenção Básica em Saúde.

“O diferencial é que nós somos hoje a única capital que conseguiu colocar o prontuário em outras ‘atenções’. Por exemplo, no Caps, que é o Centro de Atenção Psicossocial. Antigamente, a pessoa saía da unidade básica e ia para outro tipo de atendimento, onde não tinha o histórico do paciente. Então, começava tudo de novo na triagem. Hoje, como está tudo integrado, aonde você for em Campo Grande você tem acesso ao prontuário. É a única cidade do Brasil que utiliza prontuário eletrônico integrado. O que nos dá muito orgulho. Inclusive, São Paulo nos liga, Recife nos liga para saber como a gente conseguiu tornar isso possível”.

A integração com os Caps começou em 2023 e foi concluída neste ano. Até dezembro, o prontuário eletrônico integrado também vai chegar às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Os servidores estão passando por treinamento na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O prontuário eletrônico já está em funcionamento em 84 unidades.

Neste ano, também foi disponibilizado o Horus, um programa de assistência farmacêutica. “Além de conseguir fazer o rastreio do medicamento, eu consigo saber se tem em estoque. O médico que passa o medicamento já sabe se tem na farmácia local ou em outra unidade”.

O Horus também controla a quantidade. Se o paciente que retirou remédio para 30 dias voltar após 20 dias, o sistema não libera. Evitando que se faça a popular, mas perigosa, farmacinha em casa. O programa foi adotado na rede de Caps e em 26 postos de saúde.

Prédio da Agetec, no Bairro Amambaí, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prédio da Agetec, no Bairro Amambaí, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Parque tecnológico – Em Campo Grande, todas as unidades básicas de saúde tiveram o parque tecnológico renovado, com aquisição de 3.800 equipamentos de informática.  A prefeitura apresentou o projeto para o governo federal, que repassou R$ 15 milhões. Foram substituídos computadores, rede, nobreaks, leitores.

“Por exemplo, você vai ser atendido, mas o computador não é trocado desde 2010. Imagina qual era a configuração. Muitas vezes o computador travava, a pessoa ficava na fila, esperava o computador ligar de novo. Isso tudo é uma morosidade desnecessária. Com certeza, melhorou muito a eficiência no atendimento com a troca desses equipamentos”.

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