Curso irregular de bombeiro civil é fechado durante aula em Campo Grande
Corpo de Bombeiros flagraram alunos em sala, sem que escola e instrutor tivessem credenciamento
Curso de bombeiro civil que já havia começado e tinha 150 alunos matriculados, foi fechado na noite desta quarta-feira (23), em Campo Grande.
Equipe de fiscalização do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul esteve no local onde as aulas eram realizadas, em sala alugada na Facsul (Faculdade Mato Grosso do Sul), que fica na Avenida Afonso Pena.
"Recebemos uma denúncia de que teria uma escola de formação de bombeiros civis atuando aqui na Capital sem o credenciamento no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, e que esse curso estaria ocorrendo dentro faculdade. Diante da denúncia, nos deslocamos até o local ontem à noite e realmente presenciamos o curso acontecendo. O instrutor não estava credenciado e nem a empresa apresentou esse credenciamento", detalhou em nota a assessoria de imprensa da corporação.
Bombeiro civil é o profissional que atua na prevenção e no combate a incêndios e pode ser contratado para atuar em locais como indústrias, shoppings e aeroportos, por exemplo, além de eventos abertos que recebem grandes públicos.
O Corpo de Bombeiros explica que a Lei Estadual n.º 4.335/2013 obriga empresas e instrutores de cursos de formação a estarem credenciados na corporação para abrirem e darem andamento a eles.
"Foram encerradas as atividades e feita uma notificação para o instrutor e outra para empresa", finalizou a nota. Os bombeiros não informaram o nome da empresa e dos instrutores que estava irregular.
O que diz a Facudade - Em contato com o atendimento ao público da Facsul, a reportagem foi informada que é comum a instituição arrendar salas para a realização de cursos assim.
A assessoria de imprensa ou responsáveis pela instituição de Campo Grande não foram encontrados para se posicionarem quanto ao espaço que foi aberto à escola, sem verificar antes se havia credenciamento.
O Campo Grande News falou então com a assessoria de imprensa da Unip (Universidade Paulista), já que atualmente a instituição de São Paulo (SP) tem como campus a Faculdade Mato Grosso do Sul.
"Quando há ociosidade, nossas Instituições locam alguns de seus espaços, de forma temporária e esporádica, como, nesse caso, para a Escola de Bombeiros, mas não têm e não assumem qualquer compromisso com relação à utilização; toda a responsabilidade é do locatário. Como não tivemos em tempo hábil acesso aos documentos exigidos, num gesto de boa fé, aceitamos essa locação, mas, constatada a irregularidade da atividade do locatário, o contrato será rescindido", declarou em nota.
Matéria editada às 14h para acréscimo de nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.