ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Dentistas protocolam denúncia por falta de equipamento em postos

Os documentos foram encaminhados à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e à Câmara Municipal

Por Gabriel de Matos | 05/02/2025 22:23
Dentistas protocolam denúncia por falta de equipamento em postos
Paciente atendido em unidade de saúde da Capital (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

O Sioms (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul) protocolou ofícios solicitando providências diante da ausência de equipamentos necessários para o atendimento odontológico nas unidades de saúde de Campo Grande. Os documentos foram encaminhados à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e à Câmara Municipal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (Sioms) denunciou a falta de equipamentos odontológicos nas unidades de saúde de Campo Grande, comprometendo mais de 90% dos procedimentos. Ofícios foram enviados à Secretaria Municipal de Saúde e à Câmara Municipal, e um documento foi protocolado no Ministério Público. A situação afeta tanto profissionais quanto pacientes, prejudicando o atendimento e trazendo riscos. O presidente do sindicato, David Chadid, destacou a urgência da questão, que já foi referência nacional, mas agora enfrenta problemas de manutenção e ausência de equipamentos.

Segundo o Sioms, há relatos de inúmeros problemas denunciados pelos profissionais da odontologia, entre eles a falta de equipamentos e a ausência de manutenção adequada. Um dos principais problemas ocorre com os compressores, cuja falta de funcionamento inviabiliza mais de 90% dos procedimentos odontológicos. A situação persiste há meses e tem comprometido o atendimento.

Dentre as unidades de saúde citadas estão:

  • CRS Aero Rancho
  • USF Parque do Sol
  • USF José Tavares
  • USF Estrela Dalva
  • USF Carlota
  • CEO Guanandi
  • USF Macaúbas
  • CF Nova Lima
  • USF 26 de Agosto
  • CEO Santa Emília
  • USF Caiçara

O presidente do sindicato, David Chadid, informou que outro documento também foi protocolado no Ministério Público para que as autoridades competentes possam apurar o caso. “Por meio do representante do Sindicato junto ao Conselho de Saúde, foi encaminhado para o MP, de forma que a situação seja devidamente averiguada”, declarou Chadid.

O dirigente sindical ressaltou que tanto os profissionais quanto os pacientes estão sendo prejudicados pela precariedade dos equipamentos. “A odontologia de Campo Grande já foi referência nacional. A falta de manutenção adequada e frequente, além da ausência de equipamentos, tem trazido danos aos pacientes e risco aos profissionais. É uma denúncia séria e urgente, que diariamente recebemos no sindicato”, enfatizou.

O Campo Grande News entrou em contato com a Sesau via e-mail. Em nota, a secretaria respondeu que "todas as unidades de saúde citadas estão em funcionamento, com os profissionais de saúde realizando o acolhimento adequado para os pacientes que procuram os serviços. Nos casos em que há necessidade de encaminhamentos, os pacientes estão sendo devidamente referenciados para outras unidades de saúde próximas ao território, de forma a garantir a assistência sem prejuízo ao atendimento".

Para os pacientes que necessitam de atendimentos de urgência, a Sesau informa que estes são encaminhados para atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou nos CRS (Centros de Referência em Saúde), onde recebem a assistência necessária. A Secretaria garante que está adotando todas as medidas emergenciais necessárias para reduzir os impactos assistenciais e reforça seu compromisso com a saúde pública e a qualidade no atendimento à população, destacando que todos os esforços estão sendo feitos para atender às necessidades de todos os cidadãos de forma eficaz e ágil.

Dentistas protocolam denúncia por falta de equipamento em postos
Documento protocolado na Câmara de Vereadores de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Matéria alterada às 19h30 do dia 06/02/2025 para acréscimo de resposta da Sesau

Nos siga no Google Notícias