ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva

São pelo menos 70 trabalhadores fazendo serviço no Nova Lima, Jardim Colúmbia e Jardim Noroeste

Por Silvia Frias e Idaicy Solano | 05/01/2024 09:14
Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Equipes na entrada do Jardim Noroeste, hoje de manhã (Foto: Marcos Maluf)

Um dia após o temporal, a manhã foi de limpeza em várias ruas de Campo Grande, encobertas pela lama, com a passagem de equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). A cena se repete a cada ano, segundo José Roberto Ramos, 61 anos, residente há 30 anos no Jardim Noroeste e que espera a chegada do asfalto para sanar o problema.

“Isso aí é amassar o fofo”, diz. Ramos mora próximo ao cruzamento das ruas Agulhas Negras e Conquista, que amanheceu no lamaçal. A exemplo dessas vias, a reportagem identificou a mesma situação nas ruas Anacá, Amapá, Piraputanga, Arapipe e Solimões, todas sem asfalto.

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Após temporal, trabalhador retira lama de asfalto (Foto: Marcos Maluf)

Ramos diz que a prefeitura costuma enviar equipes para limpeza e, durante período de estiagem, joga cascalho nos locais onde o buraco foi aberto, trabalho que se repete. “Aí chove e leva tudo embora”, diz. Para evitar a entrada da água na casa, Ramos construiu contenção na rua.

Para ele, passou da hora de a rua ser asfaltada. “Não adianta tirar a terra, porque a água vem lá de cima e acaba tudo aqui”.

Em outro trecho do Jardim Noroeste, o aposentado Alberto da Silva, 75 anos, também enfrenta a mesma dificuldade, com a lama na porta de casa, entre as ruas Piraputanga e Amapá. “Eles têm que tapar buraco, fazer asfalto e não ficar vindo aqui só tirar lama”, contou. “Quando chove, vira lagoa, mas lagoa mesmo, as ruas estão só na misericórdia”, reclamou.

A assessoria da Sisep informou que está sendo executada drenagem e pavimentação da Rua Urupês e tem previsto projeto para pavimentação de outras vias no Jardim Noroeste, ainda sem prazo definido.

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Na rua sem asfalto, chuva é sinônimo de problema para moradores (Foto: Marcos Maluf)

Hoje, segundo dados da Sisep, 70 trabalhadores estão nas ruas, utilizando quatro pás carregadeiras, motoniveladora, 12 caminhões caçamba e quatro caminhões para o transporte de materiais. As equipes fazem serviços de limpeza de galerias, grades, raspagens, bem como retirada de galhos e fazendo desobstruções.

No roteiro, segundo a Sisep, estão Avenida João Arinos, na saída para Três Lagoas, próximo ao viaduto; Avenida Cônsul Assaf Trad, no trecho entre o Cemitério do Cruzeiro e o Residencial Alphaville; Avenida Ernesto Geisel, no trecho compreendido entre a Rua Ovídio Serra e Avenida Euler De Azevedo; Avenida Rachid Neder, entre a Avenida Ernesto Geisel e Avenida Doutor Dolor Ferreira de Andrade; Jardim Columbia, Jardim Noroeste (Início Rua Era Atômica); Jardim Vivendas do Parque (Início Rua Roraima); Rua Lino Villacha; Rua Francisco Coutinho; Avenida Aracruz e Avenida Nosso Senhor do Bonfim.

Ontem, segundo dados da meteorologia, choveu 65,6 milímetros e a temperatura caiu de 32,9ºC para 23,5ºC.

Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Retirada de árvore na região do Bairro Monte Castelo (Foto/Divulgação/Sisep)
Depois do temporal, mais um dia de limpeza marca espera por solução definitiva
Limpeza na Rua Indianápolis, no Jardim Noroeste, esta manhã (Foto/Divulgação/Sisep)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

#matéria atualizada às 10h28 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias