Detentos filmam arremesso de pacotes de drogas no pátio da Máxima
Por meio de nota, Agepen afirmou que irá averiguar o caso
Vídeo que circula em grupos de mensagens mostra o momento em que tabletes de maconha são arremessados no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, situado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. As imagens vieram a público após a prisão de dois policiais militares por suspeita de facilitar a entrada de drogas na unidade prisional.
No trecho, encaminhado ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, é possível observar que um grupo de presos recebe o entorpecente. "Tá caindo, tá caindo. De um lado e de outro", narra um deles. "Um tanto no chão... Um monte de amarelinho", complementa outro.
A reportagem procurou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Por meio de nota, foi apontado que a pasta tem buscado estratégias no sentido de identificar e coibir esses arremessos, com constantes interceptações de ilícitos arremessados, bem como a prisão de pessoas que utilizam desta prática.
A administração reforçou que, para dificultar os arremessos, telas de proteção de seis metros de altura foram instaladas entre a muralha e as salas do estabelecimento penal. "A agência penitenciária também trabalha para possibilitar o telamento sobre os todos os pavilhões, como forma de enfrentamento ainda mais eficaz contra essa prática.
Questionada se poderia identificar os indivíduos responsáveis pela ação, a Agepen ressaltou que a unidade conta com sistemas de câmeras instalados em pontos estratégicos, e que regularmente são realizadas vistorias em celas e demais espaços para retirar ilícitos que possam ter chegado em poder dos detentos.
Sobre o uso de aparelhos celulares, a pasta destaca que tem adotado uma série de medidas para coibir uso de celulares e outros ilícitos nos presídios, com instalação de equipamentos com tecnologia de ponta para vistorias na portaria das unidades como o raio-x corporal e de inspeção de objetos.
Por fim, a administração reforçou que irá realizar as demais apurações necessárias e que atua em conjunto com outros órgãos de investigação da Segurança Pública. Não foi divulgado quando as imagens foram feitas.
Operação Torre Cega - Deflagrada pela Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), a operação prendeu dois policiais militares nesta quarta-feira (13), por suspeita de facilitar a entrada de drogas na "Máxima".
Os cabos atuavam no Batalhão de Guarda e Escolta da penitenciária. As prisões são preventivas. Um dos policiais foi detido no interior do Estado. O outro foi preso na Capital enquanto estava de serviço. O nome deles não foi informado.