Dia seguinte ao temporal é de reconstrução para família no Village Vitória
Equipes da Prefeitura e moradores trabalham para recuperar imóveis em meio a novo alerta de temporal
O temporal dessa quinta-feira (19) deixou rastro de destruição por toda Campo Grande. A situação foi crítica no loteamento Village Vitória, na região extremo oeste da Capital. A ventania de aproximadamente 70 km/h deixou famílias desabrigadas. Nesta sexta-feira (20), o objetivo é reconstruir o telhado antes de nova chuva prevista.
Campo Grande está sob alerta de tempestade de grau laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso vale até as 9h (de MS) deste sábado (21). Há risco de queda de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica.
Josuel Cleber Machado da Silva, de 46 anos, foi um dos moradores atingidos. Ele mora com a esposa e os quatro filhos no loteamento, informou que trabalha com construção e fez os reparos necessários. "Subi, parafusei, amarrei tudo. Trabalho com construção. Inclusive, ontem mesmo, falei com o nosso presidente do bairro, disse pra ele que o que dava pra salvar aqui era o fogão, geladeira e o botijão de gás e roupa", contextualizou.
Depois dos ventos e chuva destruírem quase tudo que a família tinha, sobrando só o fogão, geladeira e o botijão de gás, a família passou a noite na casa de parentes. Josuel disse que a residência tinha somente dois cômodos e ele dormiu no lado externo.
"Conseguimos os colchões com a Prefeitura, hoje fiquei arrumando o telhado da casa das 7h até por volta de 12h com a ajuda de outros três vizinhos da igreja. Com as amarrações e ajustes que eu fiz, ficou muito mais seguro do que estava", finalizou.
Na Rua Dolor Ferreira de Andrade, bairro Monte Castelo, a reportagem flagrou uma equipe da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) trabalhando para retirar árvore caída. No local, também estava o autônomo Gean Cleber, de 45 anos. Ele informou que era um pé de genipapo.
"Foi no fim da tarde de ontem que caiu, segunda ventania, sou nascido e criado aqui. Minha avó que havia plantado aqui. Graças a Deus não atingiu ninguém. A coisa foi feia ontem", disse.
A Prefeitura de Campo Grande informou que está trabalhando para ajudar as famílias e retirar as árvores caídas. Ainda na quinta-feira, as equipes tiveram presentes no Trevo Imbirussu, na Avenida Bandeirantes com Avenida Manoel da Costa Lima, no Bairro Guanandy; na Rua Ciro Nantes da Silveira com Avenida Prefeito Heraclito Diniz de Figueiredo, no Bairro Jardim Seminário; Rua do Cabo com Rua dos Crustáceos, no Bairro Coophavila I; na Rua Manoel Gonçalves Neto com Rua Moçambique, no Bairro Jardim Centenário. Já nesta sexta-feira (20), tiveram trabalhos em ao menos 17 locais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.