Donos de academias pedem reabertura para “aumentar imunidade”
Depois de carreata na manhã de hoje, grupo conversou com prefeito Marquinhos Trad
Em reunião nesta quinta-feira com o prefeito Marquinhos Trad, representantes de academias de Campo Grande pediram a reabertura do setor. A principal alegação é de que as atividades físicas aumentam a imunidade e podem colaborar com o controle da covide-19.
“As academias devem voltar para salvar vidas, as academias não são lazer, são bem estar. Apenas a atividade física nas ruas não é suficiente. Nós cumprimos todos os protocolos, conforme foi combinado”, disse Jonimar Guimarães, em nome da Associação de Academias do Estado.
Ao grupo, o prefeito lembrou que o que prevalece agora é o decreto estadual, que passa a vigorar amanhã e até o dia 4 de abril proíbe a abertura de academias, salões de beleza, clinicas de estética e até cirurgias eletivas, como forma de reduzir a ocupação de leitos hospitalares e a taxa de contágio que está em 1.4 em mato Grosso do Sul.
Como o decreto do Estado se sobrepõe ao que é definido pela prefeitura, Marquinhos se comprometeu a acompanhar reunião com o governador Reinaldo Azambuja, na próxima segunda-feira (29).
Representantes de outras categorias também participaram da conversa com Marquinhos. Uma das solicitações foi a isenção da Cosip, taxa de iluminação pública, enquanto durarem as restrições. Mas o município é legalmente impedido desse tipo de corte.
Os empresários também pediram ação mais rígida contra festas clandestinas. "Essas festas são as verdadeiras portadoras do mal. Eles fazem a desordem total", comentou Fuad Salamene, representante dos motoristas de aplicativos.
O grupo também pediu para que a prefeitura faça um reordenamento das unidades de saúde, para dividir em dois grupos, um aberto apenas para a vacinação e outro para testagem de covid. "Acontece que atualmente as duas coisas são feitas no mesmo lugar, e os idosos que vão se vacinar têm contato com pessoas com sintomas da doença".
O prefeito Marquinhos Trad assumiu o compromisso de verificar a possibilidade de fazer esse reordenamento e informou que as blitze na madrugada já foram reforçadas para combater festas clandestinas.
Hoje tramitam na Câmara MUnicipal e na Assembleia Legislativas duas propostas para que as academias sejam inseridas no rol de atividades essenciais.