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Capital

Efeito Uber faz taxista conquistar em 2 meses mais alvarás que em 37 anos

Rafael Ribeiro e Richelieu de Carlo | 06/04/2017 11:15
Táxi em frente à Câmara Municipal, onde Marquinhos assina a liberação de 217 novos alvarás (Foto: Marcos Ermínio)
Táxi em frente à Câmara Municipal, onde Marquinhos assina a liberação de 217 novos alvarás (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito discursa: número de alvarás liberados em 2017 é maior que os 37 anos anteriores
Prefeito discursa: número de alvarás liberados em 2017 é maior que os 37 anos anteriores
Edinaldo de Lima festejou o que considera "uma vitória dos taxistas auxiliares"
Edinaldo de Lima festejou o que considera "uma vitória dos taxistas auxiliares"

Com dois meses do decreto assinado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) que regulamentou o funcionamento do aplicativo Uber em Campo Grande, os taxistas da Capital conquistam, com a liberação das 217 novas licenças, mais alvarás para circulação de novos táxis em 2017 do que todos os 170 emitidos pela Prefeitura nos últimos 37 anos.

“Conseguimos derrubar o monopólio do táxi”, festejou Edinaldo de Lima, representante dos motoristas auxiliares de táxi da cidade, na manhã desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal, onde Trad assina o decreto que libera as novas licenças.

Segundo Lima, essa é uma vitória categoria. “O prefeito foi bem claro que todos esses alvarás vão para nós. Os que tiverem mais tempo trabalhado cadastrado, seguindo o cadastro da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é que vão receber (os alvarás). Disseram que a gente ia passar fome (depois da Uber)”, disse.


Campo Grande possui atualmente 636 auxiliares. São motoristas autorizados pela Prefeitura que podem dirigir em horários alternativos, como madrugadas e finais de semana, os 490 táxis da cidade.


Os 217 alvarás liberados por Trad nesta manhã representam quatro vezes mais licenças emitidas que as 52 autorizações para novos táxis dadas pela Prefeitura em 2012, a última vez que houve uma liberação do tipo.


Criticado por Lima por se abster da votação favorável aos novos alvarás, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul, Bernardo Quartin Barros, apontou problemas na nova regulamentação, como o desconto de 30% na tarifa que pode ser aplicado pelos profissionais e a perda de mercado na concorrência direta com a Uber.

“Foi uma decisão do Executivo que não teve análise técnica”, avaliou. “Eles (os auxiliares) perderam 70% do mercado com a chegada da Uber. Nós gastamos R$ 7 mil (por mês) para manter cada veículo.”

Para Barros, o ideal é que os novos taxistas sejam distribuídos em bairros periféricos da cidade, como Aero Rancho, Moreninhas e Universitário, citados por ele. “Na região central a densidade (de táxis) já é grande”


Presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura, o Caburé, é favorável aos novos alvarás de taxistas, mas pede atenção especial à questão e que não se fique “só na politicagem.” “Vivemos momentos difíceis, claro que é uma preocupação o desequilíbrio financeiro, mas vamos celebrar as nossas conquistas”, disse.

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