ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Projeto de lei deverá acirrar polêmica entre táxi e Uber em nível nacional

Proposta deverá tramitar em urgência na Câmara dos Deputados a partir da próxima terça-feira (4)

Lucas Junot | 01/04/2017 09:05
Em Campo Grande, a ideia é harmonizar a convivência entre ambos os serviços (Foto: Marcos Ermínio)
Em Campo Grande, a ideia é harmonizar a convivência entre ambos os serviços (Foto: Marcos Ermínio)

A polêmica entre serviços de caronas pagas, como a Uber, e a rivalidade com taxistas deverá ganhar repercussão nacional a partir desta semana. Depois do decreto municipal em Campo Grande, que trouxe as dicussões à tona, agora projeto de lei sobre a regulamentação dos serviços de transporte individual privado (PL 5587/16) é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (4).

De autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o PL5587/16 permite que qualquer serviço de transporte de passageiros seja oferecido somente por meio de veículos que tenham a caixa luminosa externa com a palavra “táxi” e possuam taxímetro.

Com isso, segundo a empresa Uber, uma das empresas que presta serviços de transporte agendados por meio de aplicativos, a proposta inviabilizaria sua atuação nos moldes existentes hoje.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adiantou que as negociações em torno de um texto alternativo caminham na direção de se fazer uma regulamentação geral, deixando para os municípios a regulamentação específica sobre o tema. No ano passado, Maia havia prometido que a matéria iria a votação depois do fim de março.

Para ser votado ainda nesta semana, o projeto precisa antes ter o regime de urgência aprovado, cujo pedido também está pautado.

Enquanto isso, na Capital, uma comissão formada por técnicos e representantes de categorias que trabalham com o transporte de passageiros ficará responsável por redigir o novo decreto que regulamentará os aplicativos de caronas pagas.

Foi o que determinou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) após audiência pública que debateu o assunto, no dia 23 de março, na Câmara Municipal.

“Vou reunir três membros da prefeitura, representante dos taxistas, mototaxistas, auxiliares de taxistas, vereadores, OAB, Ministério Público, Justiça do Trabalho e motoristas de aplicativo. Já vamos começar a redigir as regras”, detalhou.

Nos siga no Google Notícias