Em feirão, empresas levam exemplos para conseguir fechar vagas de emprego
Com 124 vagas, balcão de empregos é realizado na Funtrab nesta terça-feira até às 11h
O feirão de empregos da Funtrab (Fundação do Trabalho) desta terça-feira (14), no Centro, está com 124 oportunidades de vagas. A ação é mais uma tentativa de aproximar empresas e pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Para conseguir encontrar candidatos, hoje, recrutadores levaram exemplos de produtos.
No prédio da Funtrab, o público se divide entre aqueles que procuram um emprego e aqueles que buscam um candidato para a vaga aberta. Ana Herbas é recrutadora da ADM do Brasil, que é uma das parceiras da Funtrab na ação.
Para o feirão, a recrutadora levou potes que mostram o trabalho da empresa que atua no segmento alimentício. As amostras com grãos de soja e óleo ilustram parte do processo que leva a criação do óleo de cozinha.
Ana Herbas explica que levou as amostras para mostrar aos candidatos o produto criado pela empresa. “Essa é uma oportunidade do candidato ter contato com o que ele pode vir a viver na empresa e também ajudá-lo a entender melhor todo esse processo”, fala.
Responsável pelo processamento de soja e criação do óleo de cozinha, a instituição está com 11 vagas abertas entre aprendiz e operador de máquinas. É exigida experiência para a vaga de operação de máquinas, mas tem outras oportunidades que não tem pré-requisitos como esse.
Desempregado há dois meses, Leandro Pereira Bretas, de 53 anos, tem experiência como cozinheiro, mas desde que veio de São Paulo (SP) para Campo Grande não conseguiu uma colocação no mercado. Apesar de ter feito várias entrevistas, Leandro não foi chamado em nenhum lugar e não sabe se a negativa é por causa da idade ou região que mora.
Depois de ter feito várias entrevistas, ele procurou o feirão na expectativa de achar uma vaga como cozinheiro. Caso não consiga, Leandro diz estar disposto a aceitar o que tiver. “Vim pela primeira vez na Funtrab para tentar uma nova oportunidade na minha área, mas se surgir uma oportunidade em outra eu aceitaria com certeza porque preciso trabalhar”, afirma.
Diretora presidente da Funtrab, Marina Dobashi fala que a iniciativa do Feirão da Empregabilidade é reunir empresas e candidatos no mesmo local. “Além disso, caso a pessoa não tenha nenhuma qualificação são oferecidos cursos pagos pela fundação para que a pessoa consiga se capacitar e conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, destaca.
As 124 vagas do feirão correspondem às áreas de serviços, construção civil e indústria. Dessas, 16 oportunidades são destinadas às PcD (Pessoas com Deficiência) e cinco para jovens aprendizes. Participam da ação empresas do segmento de couro, lanchonete, eletrodoméstico, alimentação, rede de farmácia e loja de celulares.
O Feirão da Empregabilidade será realizado às terças-feiras, das 8h às 11h. Além das vagas da ação tem mais de 1600 oportunidades disponíveis na Funtrab.
Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem ir a na Rua 13 de maio, 2.773, Centro, com RG, CPF e Carteira de Trabalho. Candidatos PcD também precisam levar laudo médico atualizado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.