Em poucos minutos, chuva derruba temperatura em 11°C e triplica a umidade
Mudança no tempo aliviou calor e também foi comemorada nas redes sociais
Cerca de meia hora de forte chuva em toda a Campo Grande foram suficientes para derrubar a temperatura, aliviar o calor e aumentar a umidade relativa do ar na cidade. O temporal, que começou por volta das 15h50, teve inclusive queda de granizo e mudança drástica no tempo - situação comemorada nas redes sociais.
De acordo com dados da estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima registrada em Campo Grande nesta quarta-feira (7) foi de 40,3°C, perto das 14h, sendo que pouco antes do início do temporal o registro era de 39,1°C.
Já às 16h, a estação registrou mínima de 29°C - queda repentina de 11°C nos termômetros. A umidade relativa do ar, que estava em 16% às 14h e 17% às 15h, triplicou e foi para os 51% durante a chuva, conforme a marcação relativa às 16h - às 19h, esse número subiu para 72%, com a temperatura na casa dos 24°C.
Além disso, foram aferidos a ocorrência de rajadas de vento na casa dos 62 km/h e também de chuva de granizo em vários locais da cidade. Já o índice de precipitação registrado na estação foi de 5,8 mm, aumentando após duas horas para 9,4 mm.
"Como esse aumento da umidade foi rápido e as temperaturas estavam altas, teve formação de núcleo convectivo e chuva", frisa a coordenadora do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), Franciane Rodrigues.
Ela ainda destaca que se trata de uma nuvem localizada a que trouxe a chuva para Campo Grande hoje, ocasionando também os raios registrados. A tempestade pegou muita gente de surpresa e também derrubou árvores e estruturas de ferragem de prédios.
Comemoração - Nas redes sociais, a chuva foi comemorada por várias pessoas, como Kelly Cristine, nos comentários da página do Campo Grande News no Facebook. "Chuva abençoada", postou a leitora. "Chuva boa com gelo na Vila Nasser", escreveu Daiane Medeiros.
"Vixi, não recolhi a roupa do varal", comentou outro leitor, Robson Torraca. "Vai com calma nada, vem com tudo mesmo", postou Luara Trimarco, em resposta a postagem do jornal, que 'pediu' calma à chuva e também perguntou sobre estragos na cidade.
*Matéria alterada às 19h30 para atualização de informações