Em treinamento para buscas por desaparecidos, Laika acha 5 gatinhos
Filhotes estavam em caixa de papelão abandonados à própria sorte em terreno no Jardim Seminário
Laika, de 9 meses, estava sendo treinada por equipe do Corpo de Bombeiros para trabalhar em buscas por pessoas desaparecidas na manhã desta quinta-feira (12) quando cumpriu a missão do dia. Num terreno, no Jardim Seminário, ela encontrou uma caixa de papelão com cinco filhotinhos de gatos.
“Algo chamou a atenção dela, que mudou a direção repentinamente e quando fomos olhar, eram os gatinhos”, conta o sargento do Corpo de Bombeiros, Thiago Kalunga.
O treinamento foi interrompido e os bombeiros levaram os animais para o Centro de Controle de Zoonoses, onde ficarão em observação e depois serão disponibilizados para adoção. “Virou uma ocorrência de resgate e nestes casos, o procedimento é levar para o CCZ”.
O sargento alerta que abandonar animais é crime previsto no artigo 164 do Código Penal. “Chega nesta época infelizmente aumentam [os casos de abandono]. A pessoa não tem com quem deixar e abandonam para viajar ou os cães se assustam com fogos, fogem, ficam perdidos”.
Laika é uma cadela da raça pastor holandês e está sendo treinada para auxiliar os bombeiros em ocorrências de salvamento de pessoas desaparecidas. Ela foi batizada com o nome de cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre lançado no espaço, em 1957.
O CCZ fica localizado na avenida Filinto Muller, 1601, Vila Ipiranga, e atende no 3314-5000.