Entidade oferece aulão gratuito de Krav Maga para mulheres no sábado
Iniciativa tem o objetivo de promover a Lei Maria da Penha e o combate à violência contra a mulher
Sábado (27), mulheres de Campo Grande poderão participar de aulão gratuito de defesa pessoal às 15h. Podem participar mulheres acima dos 14 anos. As inscrições são gratuitas e aulas acontecerão no Centro de Krav Maga de Mato Grosso do Sul, que fica na Rua Rui Barbosa, 4430, bairro Monte Castelo.
A iniciativa é promovida em apoio à campanha “Agosto Lilás”, criada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a Lei Maria da Penha e o combate à violência contra a mulher. Para isso, a aula promete ajudar mulheres a aprenderem a controlar o medo e a própria reação, deixando a posição de vítimas por meio de uma técnica de defesa pessoal que foi criada em Israel na década de 40, o Krav Maga.
“O Krav Maga não é um esporte, apesar de trazer uma série de benefícios ao corpo. Ele oferece, por meio de treinamentos constantes e direcionados por profissionais habilitados, a capacidade física e mental para qualquer pessoa se defender e, até mesmo evitar a violência”, explica o instrutor Giulio Cesar, habilitado pela Federação Sul-Americana de Krav Maga.
Ainda de acordo com o professor, a modalidade ajuda a desenvolver o controle emocional com técnicas simples que buscam neutralizar o agressor, atingindo seus pontos sensíveis e vitais, como olhos, nariz, e garganta. Assim, “faz com que o praticante esteja apto para sair de qualquer situação de violência e, até mesmo, evitar possíveis ataques”, complementa Cesar.
De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em 2022, de janeiro até agora foram registrados 24 feminicídios em Mato Grosso do Sul, sendo seis deles em Campo Grande. Além disso, foram identificados 11.067 casos de violência doméstica nos sete primeiros meses do ano, o que representa, em média, cerca de 52 vítimas por dia. Só na Capital, foram 3.973.
Segundo a Federação Sul-Americana de Krav Maga, atualmente, 30% dos alunos da entidade são mulheres. Ao praticarem a modalidade, adquirem autoconfiança, aumentam o autocontrole nas situações de estresse e de violência e se capacitam para cuidarem de si e da sua família, detalha o israelense Kobi Lichtenstein, grão mestre introdutor do Krav Maga na América Latina e presidente da Federação Sul-Americana de Krav Maga.
Inscrições - Interessadas devem se inscrever por e-mail, no endereço giuliocesar@kravmaga.com.br, ou pelo telefone (67) 3253-4905 ou Whatsapp: (67) 9.9221-7470. Não será cobrada taxa de inscrição.