Entre corações verdes no meio da cidade, Praça Itanhangá parece lugar abandonado
Falta de reparos deixou bancos estragados, parquinho com brinquedos enferrujados e pista danificada
Praça Itanhangá, que leva o nome do bairro onde está localizada, é um refúgio de paz e tranquilidade, seja para praticar exercícios físicos, passear com a família ou sentar sob as árvores gigantes. No entanto, a falta de manutenção tem preocupado os frequentadores do local.
Nesta segunda-feira (30), o rescaldo das chuvas que caíram na sexta (27) ainda permanecem por lá. O córrego transbordou e a água invadiu a Rua Chaadi Scaff, deixando motoristas ilhados. Depois que a água abaixou, a areia permaneceu na pista de caminhada, além de vários galhos pela grama e até uma árvore que caiu e interditou a passagem.
Para além dos problemas pontuais das chuvas, parte dos bancos estão quebrados; a ponte sobre o Córrego Prosa, com filetes de madeira danificados; estrutura de proteção da quadra de esportes comprometida; parquinho infantil com brinquedos enferrujados e sem areia; além da iluminação, que não existe.
O vendedor Diego Bewiahn, 36 anos, foi passear com a família nesta tarde. Ele costumava frequentar a praça há cerca de três anos, inclusive, escolheu o local para ser o cenário de um ensaio de fotos da filha. No entanto, quando decidiu retornar para visitar, se surpreendeu com as condições.
"A gente estava no Centro e resolvemos dar uma passada aqui, está bem derrubada mesmo, malcuidada, deixada a 'Deus dará'. O mato está alto, as trilhas da ponte que vão ali para o rio estragada, o próprio rio está encoberto pelo mato, os bancos estão cada vez piores. Está complicada a situação por lá, três anos atrás era muito bonita, estava bem cuidada ainda. A tendência é isso aqui virar refúgio de usuários", relatou.
O autônomo Anderson Correia Sampaio, 32, costuma levar os filhos de 4 e 7 anos para brincar na área infantil da praça. No geral, ele avalia que reparos simples já melhorariam o aspecto da praça.
"Eu venho mais aqui no parquinho com as crianças. Os brinquedos estão todos enferrujados, cheios de pregos, seria melhor se tivessem mais cuidados. A praça é tranquila, só falta uma manutenção, colocar areia no parquinho pras crianças não se machucarem", apontou.
Outro morador, que preferiu não se identificar, também foi passear com a avó no fim de semana e se decepcionou com a pista de caminhada. "Como que um cadeirante anda nessa praça?! O piso todo estourado, é horrível", disse.
Para a reportagem, a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que equipe foi realizar manutenção na tarde de hoje, para retirada de galhos e árvores caídas.
Confira a galeria de imagens: