ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Equipes de saúde buscam crianças não vacinadas em casa ou por telefone

Secretaria quer sensibilizar pais, pois menos de 4% do público estimado de 25,8 mil crianças tomaram vacina

Caroline Maldonado | 28/07/2022 09:26
Criança recebe dose de vacina em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Criança recebe dose de vacina em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

De casa em casa ou por telefone, servidores das unidades de saúde buscam crianças que ainda não tomaram dose da vacina contra a convid-19 e tentam conscientizar os pais da importância da imunização. Ocorre que desde a liberação da vacina para crianças de 3 a 4 anos, há pouco mais de uma semana, a procura tem sido baixa.

Apenas 997 crianças nesta faixa etária foram vacinadas em Campo Grande, o que representa menos de 4% do público estimado em 25,8 mil. Na Capital, mais de mil crianças entre 3 e 4 anos já pegaram covid desde o início da pandemia.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também tem feito ações itinerantes em shoppings. O trabalho também é para alertar os pais quanto a necessidade de vacinar as crianças com as doses de vacinas que combatem diversas outras doenças, previstas no calendário vacinal, colocando o cartão em dia.

“Infelizmente a procura pela vacina tem sido muito baixa. Por isso nós estamos realizando esse trabalho para tentar identificar essas crianças e sensibilizar os pais e responsáveis. A vacina é um direito das crianças e é a única forma de prevenção efetiva contra a doença”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

As unidades de saúde dos bairros têm o cadastro de todas as famílias que moram na região. Com essas informações, eles fazem contato para saber sobre a vacinação.

Vacina covid – Quem tomou as duas primeiras doses há pelo menos quatro meses e tem 12 anos ou mais, pode tomar a terceira dose, com exceção de pessoas que tenham imunocomprometimento grave. Para esses, o intervalo é de 28 dias.

Pode tomar a quarta dose, quem tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 35 anos ou mais.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Nos postos com horário estendido, a sala de vacinação funciona normalmente neste período. O calendário  com os locais pode ser consultado no site www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

Nos siga no Google Notícias