Escolas podem aderir a drive-thru, garantido em lei contra fila dupla
Sistema vale também para academias e universidades
O que pode ser a solução para um problema antigo na Capital, a Lei nº 6.906, sancionada em agosto do ano passado, criou o sistema de drive-thru em frente a escolas, colégios, universidades e academias. Os estabelecimentos podem fazer o requerimento para a implantação do sistema à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Como funciona - Na prática, a lei elaborada pelo vereador Roberto Avelar (PSD) destina vagas reservadas para embarque e desembarque imediato nestes locais, fazendo o veículo ocupar o espaço por poucos segundos e liberando para que outro condutor possa utilizá-lo. As vagas viram um drive-thru.
Os estabelecimentos têm que colocar um funcionário que fique responsável pela orientação e organização dos alunos e clientes para embarque no veículo que estiver em frente ao estabelecimento.
“A ideia inicial desta lei aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal é garantir a melhoria do tráfego e ampliar a segurança para as crianças e adolescentes, reduzindo os riscos de acidentes e as infrações cometidas pelos motoristas que insistem em parar em fila dupla, além de evitar a incômoda espera para quem transita pela via”, comenta Avelar.
A reportagem aguarda resposta da Agetran sobre quais estabelecimentos da Capital aderiram ao drive-thru, previsto na lei.
Flagrantes - Com a volta às aulas em escolas públicas e particulares, nas últimas semanas, a reportagem flagrou vários casos de fila dupla. A multa para quem estaciona em fila dupla é de R$ 195,23 e o motorista é punido com cinco pontos na carteira.
Durante a fiscalização "Volta às Aulas", que começou na última segunda-feira (6), nenhum carro foi flagrado cometendo irregularidades para embarcar os alunos, em frente a uma escola particular que fica no Bairro Pioneiros.
Porém, logo depois que os agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deixaram a frente da escola, a reportagem flagrou as irregularidades. A ação da Agetran vai até a próxima quinta-feira (16), cada dia em uma escola diferente.