Só quando a fiscalização aparece, pais desistem de criar fila dupla em escolas
Logo depois que a fiscalização deixou a frente da escola, as irregularidades começaram a aparecer
Equipes do Detran (Departamento de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) acompanharam nesta segunda-feira (6) a movimentação na entrada e na saída de uma escola particular que fica no Bairro Pioneiros, região sul de Campo Grande.
Durante a fiscalização que tem como tema "Volta às Aulas", nenhum carro foi flagrado cometendo irregularidades para pegar os alunos. Mas logo depois que os agentes deixaram a frente da escola, as irregularidades começaram a aparecer.
Carros e motos parando na contramão. Além de condutores estacionando na pista contrária e parando na faixa amarela. A ação leva o nome de “Volta às Aulas” e tem como tema principal as filas dupla nas escolas. [Veja o vídeo]
Ao Campo Grande News a gerente de educação para o trânsito, Ivanise Rotta, lembrou que a rua é um espaço coletivo: “Todos os públicos devem ajudar, principalmente os pais, é recomendado que eles ensinem as regras de trânsito para as crianças e, além disso, dê o exemplo aos filhos". Ivanise ainda complementou: "Estamos propondo justamente essa corresponsabilidade dos pais”.
Abel Diego de Souza, 27 anos, é funcionário público, tem uma filha de 6 anos e conta que a menina está matriculada a mais ou menos um ano na escola: “Nunca teve fiscalização, é uma bagunça! Tinha que ter um quebra-molas para as crianças atravessarem. Olha, a faixa de pedestre está apagada".
Na semana passada, quando voltaram as aulas na rede particular, a reportagem flagrou um verdadeiro “vale-tudo” para deixar os alunos na porta da escola. Desde fila tripla até caminhonete fechando o ponto de ônibus.
Estacionar em fila dupla ou tripla é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Além da fila dupla, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também proíbe outros “jeitinhos”, como estacionar na frente de garagem, na calçada, na faixa de pedestre e na parada de ônibus.
A ação da Agetran começou hoje e vai até a próxima semana, dia 16. Cada dia em uma escola diferente. O objetivo é conscientizar sobre o transtorno causado com embarque e desembarque de filas duplas e as consequências. Além da importância de transportar as crianças de maneira segura e cumprindo o estabelecido em lei.