ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Escorpião é encontrado em lixeira de cozinha no Aero Rancho

Bairro faz parte da região do Anhanduizinho, localidade com maior índice de aparição do animal em Campo Grande

Por Natália Olliver | 20/12/2023 10:05

A aparição de escorpiões na casa do Teodózio de Moraes Arébalo, de 51 anos, não é novidade. Porém, dessa vez, o esconderijo escolhido pelo animal, sim. O bicho estava na lixeira da cozinha, pronto para atacar. De acordo com o morador do Bairro Aero Rancho, os escorpiões aparecem no quintal com frequência. O bairro está na região do Anhanduizinho, que registra maior incidência do animal em Campo Grande em 2023. Ao todo, são 519 registros até novembro.

Os casos de incidentes são registrados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em 2022 foram catalogados 764 casos, de janeiro a dezembro. Conforme Teodózio, eles estão usando a rede de esgoto para subir pelos ralos.

“Os coletores passam nas terças-feiras, quintas-feiras e nos sábados. Eu retiro os lixos assiduamente nesses dias, não deixo acumular nada. Trazemos sempre limpo nossa casa, tanto dentro quanto fora. Porém, para nossa surpresa, encontramos ele ali, dentro da lixeira”.

A situação deixa o morador preocupado. Ele mora no imóvel há 20 anos e a aparição tem se intensificado ao longo do tempo. "tem ficado pior a acada ano. A gente se sente com se estivesse com as mãos e pés amarrados com esses escorpiões. O grande problema é que você não sabe onde eles vão estar escondidos. Temos que andar sempre tensos e jamais abaixar a guarda, mantendo a atenção sempre".

Apesar do susto, ninguém foi picado até o momento. Para ele a empresa de saneamento básico não está empenhada em resolver o problema. “Esses animais vêm até as casas das pessoas através da rede de esgoto. Aparecem muitos, porém, no quintal. Ali era um lugar que jamais poderíamos imaginar um escorpião, e eis que ali ele estava. Com a graça de Deus ninguém se feriu”.

A reportagem procurou a Águas Guariroba, responsável pela manutenção da rede de esgoto na Capital. Em resposta, a companhia explicou que orienta a população a estar atento não apenas à rede de esgoto, mas às caixas de gordura.

"Escorpiões costumam habitar ambientes escuros, quentes, úmidos e com lixo acumulado. Então direcionamos para que a população siga as recomendações da Vigilância Sanitária, entre elas, redobre os cuidados com limpeza e manutenção das caixas de gordura e esgoto, além de colocar telas de proteção nos ralos e janelas, para evitar o surgimento desses animais dentro de casa."

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias