ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Morador captura escorpiões em bairro que menos tem registro de casos

O animal foi achado pelos filhos de sete e três anos enquanto brincavam em sala de casa

Por Ana Beatriz Rodrigues | 15/12/2023 10:49
Um dos animais achado ontem pela manhã (14) na casa de Thiago (Foto: Direto das Ruas)
Um dos animais achado ontem pela manhã (14) na casa de Thiago (Foto: Direto das Ruas)

Morador da Vila Margarida, Thiago Souza Soares, de 37 anos, ficou espantado de achar dois escorpiões seguidos em casa. Segundo o vendedor, o animal foi achado pelos filhos de três e sete anos enquanto brincavam em casa na manhã de quinta-feira (14).

Thiago contou ao Campo Grande News que mora no imóvel há mais de dez anos e nunca aconteceu de aparecer escorpiões pela casa. “Eu fiquei assustado e surpreso já que não é comum aparecer aqui no bairro. E outra, o piso da minha casa é marrom, ele (o escorpião) meio que se camufla no chão, foi muita sorte e livramento de Deus esse bicho não ter pegado meus filhos”, contou.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), alerta sobre os riscos de acidentes com a espécie e atribuiu o incidente ao aumento de temperatura e período de reprodução dos escorpiões.

Entre janeiro e outubro, Mato Grosso do Sul registrou 3.623 ataques de escorpiões, sendo 311 no mês de novembro.

Há uma semana, o Campo Grande News veiculou dados de bairros com índice de notificações de ocorrências com escorpiões. E a região do Prosa que integra a Vila Margarida estava em sétimo lugar no ranking, com apenas 34,2% de incidência.

Prevenção - Os especialistas orientam a não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais, é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.

O que fazer - Em caso de picada de escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber o atendimento adequado. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lentos, dificuldade respiratória e choque.

Quem encontrar um animal peçonhento deve colocá-lo em um recipiente fechado e procurar atendimento do Civitox pelos telefones 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também