Prefeitura intensifica campanha de prevenção após 3 acidentes com escorpião
No último sábado, duas pessoas foram vítimas de picadas, entre eles, um menino de 8 anos
Após três incidentes envolvendo picadas de escorpião em crianças, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, município localizado a 103 km da Capital, informa que está intensificando suas ações de prevenção e conscientização. No último sábado (30), duas pessoas foram vítimas de picadas, entre eles, um menino de 8 anos, que recebeu alta médica neste domingo (1), . Em agosto, um menino de 5 anos morreu após ser picada em casa.
Na manhã de ontem (30), um homem de 30 anos também deu entrada em uma unidade de saúde de Ribas do Rio Pardo após ter sido picado por escorpião. O homem teve sensação de tontura e dor intensa no local da picada. Durante o atendimento médico, foi administrado soro antiescorpiônico, medicamentos para dor, e solicitados exames.
O secretário de saúde do município, Marcos André de Melo, explicou que Ribas do Rio Pardo tem realizado mutirões de limpeza em todos os bairros. “É uma ação contínua, que acontece o ano inteiro. Quando termina todos os bairros começa de novo. E não é só envolvendo escorpião, também há combate ao mosquito da dengue e ao mosquito palha, que causa a Leishmaniose”.
De acordo com Marcos, o aumento no número de picadas de escorpião não é um problema isolado de Ribas do Rio Pardo. “Em média, no estado do Mato Grosso do Sul, ocorrem 11 casos de picadas por escorpião por dia”, explica.
Casos - Este é o terceiro caso de criança picada por escorpião em Ribas do Rio Pardo nas últimas semanas. O primeiro foi a morte de um menino de 5 anos identificado como Pyetro Gabriel Arguelho. Ele foi picado no dia 15 de agosto e morreu no dia 22. Ele foi picado na casa onde morava no Bairro Parque Estoril.
Outra vítima é Maria Fernanda Brito da Silva, de apenas 3 anos, que permanece em estado grave no Hospital Regional de Campo Grande após ser picada.
A menina foi picada por um escorpião na segunda-feira (25). A menina estava dormindo na cama, quando acordou chorando e gritando na residência, localizada no Jardim do Trabalhador, também em Ribas do Rio Pardo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.