Prefeito promete intensificar ações depois de 2 mortes causadas por escorpiões
Duas crianças morreram após incidentes envolvendo o animal peçonhento no município
Após casos de picadas de escorpião com duas mortes de crianças, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PSOL), disse que vem intensificando as campanhas de prevenção com orientações às famílias e mutirões de limpeza nos bairros da cidade recolhendo o lixo.
Segundo o prefeito, também estão sendo intensificadas as multas para quem não faz a limpeza dos terrenos. A multa varia de R$ 5 a R$ 10 por metro quadrado. “Todo esse trabalho já estava sendo feito e iremos intensificar com blitz em portas de mercados, nas avenidas da cidade e com carro de som nos bairros. Faz 2 anos que multamos donos de terrenos sujos e continuamos a fazê-lo. Em caso de reincidência, o valor passa a ser maior”, destacou o chefe do Executivo.
Conforme a campanha feita pela prefeitura, acidentes com animais peçonhentos, como o escorpião, por exemplo, acontecem com maior frequência no verão, pelas condições de calor extremo. "Em um ano, foram realizadas 868 notificações para limpeza de terrenos sujos e confeccionados 470 autos de infração", disse o prefeito.
Como prevenir acidentes - Segundo orientações da prefeitura aos moradores, manter o quintal limpo, não usar veneno, além de não matar o escorpião, faz com que ele fuja para a superfície. Tampar ralos com tela, buracos, rachaduras e tomadas não utilizadas. Jogar água sanitária semanalmente nos ralos. Deixar berço e cama desencostadas da parede e não deixar lençóis e cobertas caídos para o chão. Manter o lixo bem tampado.
O escorpião prefere lugares secos e úmidos. Verificar os brinquedos e sapatos antes de usar. Jamais passar álcool no local da picada. Apenas lavar com água em abundância, colocar gelo e procurar uma unidade de saúde. "Estamos no período de reprodução do escorpião. Em agosto e setembro, as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram a superfície para se reproduzir, afirma prefeitura durante orientação aos moradores.
Mortes - Duas crianças morreram após serem picadas por escorpião. Na manhã de ontem (1º), Maria Fernanda Britto da Silva, de 3 anos, morreu sete dias depois do incidente. Ela havia sido transferida para o Hospital Regional de Campo Grande. O segundo caso foi de Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, que ocorreu no dia 22 de agosto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.