ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Governo alerta sobre aumento de acidentes com escorpiões

De janeiro a junho, a SES registrou um total de 2.234 casos de acidentes envolvendo o animal peçonhento

Mylena Fraiha | 23/08/2023 18:26
Pesquisador analisa escorpião-amarelo, espécie recorrente em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Pesquisador analisa escorpião-amarelo, espécie recorrente em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Com o aumento da temperatura e o início do período de reprodução dos escorpiões, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), divulgou nesta quinta-feira (23) um alerta para os riscos de acidentes com essa espécie.

Pyetro Gabriel Arguelho, de cinco anos, morreu nesta semana depois de ser picado por um escorpião no Parque Estoril, bairro de Ribas do Rio Pardo, a 100 km da Capital. Ele chegou a ser levado ao Hospital Municipal Maria Marques Domingues, foi transferido para o Hospital Regional, em Campo Grande, mas por conta da gravidade não resistiu e morreu na terça-feira.

Somente neste ano, entre janeiro e junho, a SES registrou um total de 2.234 casos de acidentes envolvendo escorpiões, dos quais 673 ocorreram somente na capital, Campo Grande.

Além disso, apenas em 2023, o Ciatox já atendeu 75 casos por telefone. O Ciatox é um centro especializado que oferece suporte técnico-científico, orientação em toxicologia clínica e notificação de casos, sendo acessível por telefone.

Os escorpiões, aracnídeos de hábitos noturnos, representam a principal causa de acidentes por animais peçonhentos no Brasil. Em MS, três espécies predominantes, conhecidas como escorpiões-amarelos, habitam principalmente o esgoto, podendo adentrar as residências através dos ralos da cozinha e banheiro, e apresentam riscos sérios de acidentes.

O médico e responsável clínico pelo Ciatox, Dr. Alexandre Moretti de Lima, destaca a importância da atenção por parte da população, especialmente com o aumento das temperaturas. "Com o início da primavera e o verão, quando as temperaturas sobem, é provável que vejamos um aumento nos casos, pois os escorpiões saem de suas tocas e esconderijos, aumentando o risco de acidentes. É crucial manter a vigilância."

Prevenção - Medidas preventivas são essenciais para evitar acidentes com escorpiões. O Ciatox recomenda o uso de água sanitária em ralos e frestas de portas, a instalação de barreiras mecânicas nas portas e a eliminação de entulhos acumulados.

Além disso, é aconselhável fechar frestas e rachaduras nas paredes para evitar a entrada desses animais nas residências, manter os ralos do banheiro fechados após o uso e garantir o correto vedamento das caixas de gordura.

Em caso de acidente, a orientação é lavar o local da picada com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado. Crianças e idosos requerem atenção extra, uma vez que a picada de escorpião pode ser fatal.

Para contribuir com o controle e prevenção, é recomendado que, ao matar um escorpião, ele seja recolhido e levado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) local, auxiliando na identificação e nas medidas de prevenção e controle da espécie na região.

Serviço - Em caso de dúvidas ou emergências, entre em contato com o Ciatox pelos telefones: (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150. A equipe oferece teleatendimento a profissionais de saúde, diagnóstico e identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas, proporcionando orientações cruciais para a segurança da população.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias