ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Mesmo com limpeza, bairro é "point" de descarte de lixo, reclamam moradores

Vizinhos dizem que ruas mal iluminadas e sem asfalto facilitam ação de quem despeja lixo nos terrenos

Por Geniffer Valeriano e Idaicy Solano | 31/10/2023 07:58
Avenida Senador Filinto Muller acumula pneus abandonados (Foto: Idaicy Solano)
Avenida Senador Filinto Muller acumula pneus abandonados (Foto: Idaicy Solano)

Sem asfalto, tomadas por mato alto e por lixo, as vias do entorno do condomínio Village Parati são alvos da indignação dos moradores entre os bairros Jardim Parati e Jardim das Nações. O Campo Grande News esteve na Avenida Senador Filinto Muller, entre as ruas João Hernandez e Penalva, e na Rua Francisco José Barreto para verificar os problemas. Mesmo depois da limpeza feita pela prefeitura e até pelos vizinhos dos terrenos, o lixo volta a ser descartado.

Moradora da Rua Francisco José Barreto, Milena Silva, de 30 anos, relata que acredita que o descarte de lixo acontece pois há muitos terrenos desocupados nas proximidades. “Quanto mais mato, mais eles jogam lixo. Do outro lado, o pessoal do Village reclama muito também”, disse.

A empreendedora ainda relata que no local “jogam de tudo”, desde pequenos lixos até animais mortos. Com os descartes frequentes, a residência da mulher vem sendo invadida por ratos. “A gente até tampou o buraco onde escorre água, porque é muito rato, quanto mais lixo, entulho, mais rato dá. Eu, aqui em casa pelo menos, escorpião quase não acho. O bicho mais nojento mesmo que eu acho é o rato, que eu tenho pavor”, contou.

Lixos se camuflam entre o mato na Rua Francisco José Barreto (Foto: Idaicy Solano)
Lixos se camuflam entre o mato na Rua Francisco José Barreto (Foto: Idaicy Solano)

Tentando minimizar a situação, Milena diz que os próprios moradores da região realizam a limpeza dos terrenos. Equipes da prefeitura também já foram até o local para retirar os lixos jogados, mas os descartes irregulares voltaram a acontecer. “Já chegou até a acontecer de eu ver gente jogando e eu e eu ir falar com eles, mas também é chato né? A gente ficar falando toda hora”.

Outro problema relatado pela moradora é a falta de iluminação pública, algo que ela acredita que se tivesse, inibiria essas pessoas. A falta de pavimentação da via também foi reclamado por Milena. “Estamos nessa briga porque no nosso IPTU vem como se estivesse asfaltada. Então a gente acha um absurdo isso. Talvez depois que passar o asfalto dê uma melhorada”.

Em meio ao matagal, placa foi instalada na Avenida Senador Filinto Muller (Foto: Idaicy Solano)
Em meio ao matagal, placa foi instalada na Avenida Senador Filinto Muller (Foto: Idaicy Solano)

Para o vendedor Esio Miranda, de 57 anos, o asfalto na região, e também nesse trecho da Avenida Senador Filinto Muller, impediria que as pessoas fossem até os dois locais para realizar os descartes irregulares.

Além de restos de sofás, muitos pneus são deixados na via. Uma placa informando a proibição de jogar lixo na área e a possibilidade de a pessoa que realiza os descartes ser multada foi instalada na avenida. Na placa ainda há o número no qual a prefeitura recebe denúncias.

Esio ainda destaca outras medidas que ele acredita que poderiam ser tomadas para solucionar o problema. “Prefeitura chega e tira, mas jogam de novo. Aquilo ali está um caos. A prefeitura tem câmera no Centro, não tem? Tinha que ter câmeras ali para ficar vigiando também. Acho que a solução seria aumentar a fiscalização nessa região”, opinou.

Procurado pela reportagem, a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que realiza limpeza periódica nos bairros, entre eles o Jardim das Nações. "É recorrente o problema do lixo jogado no Jardim das Nações, onde inclusive a Secretaria colocou quatro placas de proibido jogar lixo e todas elas foram furtadas", diz trecho da nota.

Ainda foi dito que a programação de limpeza segue normalmente. Os moradores podem solicitar através do 156 e Fala CG.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.



Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias