Estranho no ninho do transporte é aposta do Consórcio por afinidade em concessão
Novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus admite que terá que “estudar” para lidar com novo desafio
Themis de Oliveira tomou posse nesta terça-feira (7) como novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, empresa responsável pelo transporte público em Campo Grande. Com uma carreira consolidada em saneamento e infraestrutura, o executivo foi escolhido para liderar a concessionária em um momento crítico de relação com a população e o poder municipal, mesmo sem nunca ter atuado diretamente no setor de transporte.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Themis de Oliveira foi nomeado como novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público em Campo Grande. Com uma vasta experiência em infraestrutura e saneamento, Themis enfrenta o desafio de liderar a concessionária em um momento crítico, buscando melhorar a relação com a população e a administração municipal. Ele enfatiza a importância do diálogo e da escuta ativa para resolver problemas e destaca a busca pela excelência no serviço público como sua principal meta, reconhecendo a necessidade de aprender sobre o setor de transporte para cumprir essa tarefa.
Geólogo de formação e com especialização em finanças corporativas, Themis possui 40 anos de experiência, 36 deles voltados à área de infraestrutura e saneamento. Até recentemente, ocupava o cargo de diretor-presidente da Águas Guariroba, onde foi responsável por avanços na gestão e inovação dos serviços de abastecimento da Capital.
A indicação para o cargo surgiu após um convite feito por Paulo Constantino, um dos acionistas do Consórcio Guaicurus. O novo diretor-presidente relatou que foi procurado logo após deixar a Águas Guariroba.
“Fazia uma semana que eu tinha saído da Águas, eu recebi uma ligação do João Rezende perguntando se eu topava bater um papo com ele e com o Paulo Constantino. Fomos conversar e ele me fez o convite. Ficamos 20 dias negociando. Talvez seja o maior desafio da minha vida. Porque eu sempre trabalhei com infraestrutura e saneamento. Nunca tinha trabalhado com transporte. Então vou ter que estudar um pouco, aprender um pouco”, admitiu o executivo.
João Rezende, que deixa o cargo de diretor-presidente, explicou a escolha para sua substituição. “Themis foi escolhido pelo histórico de gestão em concessões públicas. A área é diferente, mas o trabalho com contratos e com a administração pública é semelhante. Foi um dos fatores determinantes”, destacou.
A chegada de Themis ao consórcio também é vista como uma estratégia para reforçar o diálogo com a prefeitura e também mudar a imagem desgastada do serviço oferecido à população.
“Nessa semana ou começo da semana que vem, eu vou procurar a prefeitura para a gente sentar e conversar. Mas o ambiente tá muito bom, o ambiente não tá ruim. A única coisa que a gente quer é que o contrato seja cumprido, é a nossa principal reivindicação. A primeira coisa também é nos aproximar da população, com uma escuta ativa, escutando e tratando cada reclamação ou cada sugestão como extremamente importante. Eu acho que ouvir a sociedade está no cerne de resolver os problemas”, enfatizou o novo diretor-presidente.
Entre as metas para sua gestão, Themis destacou a busca pela excelência no serviço, mesmo parecendo uma realidade distante. “A busca da excelência, eu acho que é uma utopia, mas que, para mim, é a melhor e a maior meta, é buscar a excelência no serviço público. No caso, no serviço público e transporte público em Campo Grande. Então, a busca da excelência é a minha principal meta. Como a gente vai conseguir isso? Trabalho, trabalho, trabalho, conversa, conversa, conversa”, finalizou.
Números - Atualmente, são cerca de 2,3 milhões de passageiros por mês que usam o transporte coletivo, com 460 ônibus disponíveis. São contabilizadas 99.992 viagens por mês; 2.812 pneus rodando diariamente; 668.952 litros de diesel por mês, sendo necessário 110 caminhões bitrem para transportar o combustível.
Além disso, mensalmente, são 2.156.648 quilômetros rodados, o que equivale a 146 voltas no globo terrestre.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.