“Foi um estouro”, diz moradora que teve casa atingida por jatobá de 61 anos
Caso aconteceu por volta das 18h30 de ontem, no cruzamento das ruas São Paulo e José Antônio
Com 61 anos de idade, o jatobá de grande porte que caiu por volta das 18h30 de ontem (3) no cruzamento das ruas São Paulo e José Antônio, no Bairro São Francisco, danificou duas casas, um carro e deixou ao menos oito residências sem energia, internet e telefone. Nesta manhã, equipes da prefeitura faziam a remoção do que havia sobrado da árvore, que está com o tronco oco por dentro.
Segundo a moradora Irineia Rezende, de 46 anos, estava dentro de casa quando ouviu estouro parecido com fogos de artifício e ao sair no quintal para saber o que havia acontecido encontrou os galhos no chão. “Não ventava na hora, todo mundo aqui se assustou. O estouro foi por causa da fiação que arrebentou. Ficamos sem energia, sem telefone e internet”, contou.
Irineia ficou presa dentro de casa porque os galhos caíram no portão do imóvel. O Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir a passagem. Cerca de 2 horas depois, o restante dos galhos do jatobá caiu de novo atingindo outra casa. “Agora, o prejuízo fica pra gente. Eu busco minha filha na escola e ontem não pude nem sair de casa”, lamentou. Além do portão, ficaram danificados o muro e o padrão de energia.
Outra vizinha, Cláudia Cardoso, de 54 anos, contou que comprou a casa onde vive há dez anos justamente por causa do jatobá na calçada. “Fiquei apaixonada e falei para o meu marido que queria cuidar dessa árvore. Pássaros de todas as espécies passavam horas cantando nessa árvore, a cantoria começava sempre às 4h da manhã”, disse.

Conforme Cláudia, não estava em casa no momento da queda e foi avisada por um vizinho. “Não acreditei. Há 2 anos foi feita uma poda por equipes da Semadur [Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano]. A gente não mexia nela porque tinha que pedir autorização para a prefeitura. Ao longo desses anos, vários galhos caíram em cima de carros estacionados na rua, inclusive em cima do meu, mas a árvore nunca foi condenada", destacou.
Os galhos da árvore atingiram um Volkswagen Voyage, que estava estacionado ao lado do jatobá. Por meio de nota, a Energisa ressaltou que a ocorrência interrompeu a distribuição de energia para mais de 100 residências, mas a situação foi resolvida às 22h01. Nesta manhã, duas casas atingidas pelos galhos ainda estavam sem luz.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.