Funcionários e idosos do Asilo São João Bosco testam negativo para covid-19
Teste rápido foi aplicado ontem em 170 pessoas ligadas à instituição
Apesar de uma morte confirmada pelo novo coronavírus entre os idosos do Asilo São João Bosco, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, os 170 funcionários e residentes da instituição tiveram resultado negativo para doença, em testagem em massa, realizada nesta quarta-feira.
No início da semana, o aposentado Lídio Chamorro, de 67 anos, acabou morrendo em decorrência da doença.
Outros 12 residentes apresentaram sintomas, tiveram mostras de swab RT-PCR (cotonete) coletadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e seguem isolados até o resultado do exame, que ainda não saiu. O teste rápido foi aplicado em 105 funcionários e 65 idosos residentes.
A iniciativa de ontem, realizada em parceria entre a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), já estava programa para ocorrer antes do óbito.
O Asilo São João Bosco é a nona instituição de longa permanência pela qual a ação passa, desde o início da pandemia. Até então, haviam sido testadas 243 pessoas em 8 instituições.
Desde março deste ano, a instituição cancelou todas as visitas de terceiros à instituição, fechou o bazar, além de ter cancelado atividades externas, sem qualquer previsão de retorno.
Em relação aos colaboradores, diversas medidas foram tomadas, como uso obrigatório de máscara e demais itens de proteção.