ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Furtos crescem, assustam moradores e motiva apelos por mais segurança

Rafael Ribeiro e Marcus Moura | 14/06/2017 13:25
Furtos crescem, assustam moradores e motiva apelos por mais segurança
Comércios com segurança reforçada: grades, cercas e câmeras não inibem bandidos na região (Foto: André Bittar)

Há dois anos morando no Jardim Los Angeles (zona sul de Campo Grande), um professor de educação física, de 23 anos, foi premiado na última semana: teve a casa invadida pela primeira vez por ladrões, que lhe roubaram de televisores novos a roupas, eletrodomésticos e até valores.

É uma tendência que vem crescendo no bairro: os crimes contra o patrimônio. Segundo moradores ouvidos pelo Campo Grande News, disse que as características da região mudaram drasticamente da última secada.

De um local extremamente violento da Capital, com roubos à mão armada e tiroteios com o dia claro, o bairro agora vive a fase dos arrombadores. Ou seja, bandidos que aproveitam a ausência dos moradores no horário de trabalho para invadirem as residências e levarem objetos.

“Tem muita boca de fumo aqui, isso atrai os usuários que furtam pra manter o vício. Depois que montaram uma base da PM aqui a coisa ficou mais escondida”, disse um aposentado de 63 anos, há mais de 20 deles morando na região.

Furtos crescem, assustam moradores e motiva apelos por mais segurança
Audácia de ladrões e grande: moradores relatam que comparsas de invasores circulam e esperam por término da ação

Os reflexos são sentidos pelos comerciantes. Um deles, de 48 anos, diz que a audácia é tamanha que nem mesmo equipamentos de segurança inibem os autores. “A gente coloca câmera, cerca, tudo, mas eles (ladrões) são abusados, roubam na cara de pau”, disse.

Há cinco anos na região, um comerciante de 83 anos também sofre com os crimes. Segundo ele, por cerca de cinco vezes sua loja foi invadida no período noturno o que o motivou a fazer um levantamento prévio dos crimes ocorridos: só no quarteirão de seu comércio são três vítimas no último mês.

“O povo sai pra trabalhar e os ladrões fazem a festa nas casas. Eles têm a cara de pau de parar o carro na porta da pessoa pra carregar tudo”, destacou o comerciante idoso.

Há 15 anos morando na região, uma aposentada de 79 anos não esconde o sentimento de insegurança. “A gente não pode sair e deixar a casa sozinha por que eles levam até o pó do café se deixar”, disse. A solução, segundo ela, é se enturmar com os vizinhos para acionarem as autoridades quando notarem algo de errado.

Os casos de invasões de casas no Jardim Los Angeles são investigados e a Polícia Militar realiza rondas no local para tentar flagrar os criminosos.

Nos siga no Google Notícias