ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Gabião será reconstruído para conter erosão no Córrego Prosa

O processo de erosão iniciou em abril de 2024

Por Geniffer Valeriano | 20/02/2025 11:45
Gabião será reconstruído para conter erosão no Córrego Prosa
Escavadeira às margens do Córrego Prosa (Foto: Murilo Medeiros)

Erosão às margens do Córrego Prosa, na Avenida Ricardo Brandão, está recebendo obras de contenção. O processo erosivo estava sendo acompanhado pelo Campo Grande News desde junho de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande iniciou obras de contenção para combater a erosão às margens do Córrego Prosa, na Avenida Ricardo Brandão. Os trabalhos começaram na segunda-feira (17) e devem ser concluídos no início da próxima semana. A intervenção inclui a reconstrução do gabião, estrutura de pedras em gaiola metálica que previne desmoronamentos. O problema começou em abril de 2023, durante uma forte chuva, e se agravou nos meses seguintes. Para a realização da obra, parte do asfalto foi removida e o trânsito está parcialmente interditado, com apenas uma faixa liberada próximo ao pontilhão. A região tem histórico de problemas similares, com deslizamentos registrados em 2023 tanto na Avenida Ricardo Brandão quanto na Fernando Corrêa da Costa.

A reportagem esteve no trecho da erosão nesta quinta-feira (20). No local, havia uma escavadeira para realizar o serviço de contenção. Para que a obra fosse realizada, uma pequena parte do asfalto precisou ser quebrada.

Segundo informado pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o serviço de contenção iniciou nessa segunda-feira (17). Ainda é detalhado que a equipe vai refazer o gabião, estrutura de pedras dentro de uma espécie de gaiola metálica que impede o desmoronamento. A previsão é de que os trabalhos sejam encerrados até o início da próxima semana.

Cavaletes, cones e fita zebrada sinalizam dois lados da via. Motoristas que trafegam pela Ricardo Brandão, sentido a Câmara Municipal, encontram apenas uma faixa da avenida livre para tráfego, próximo ao pontilhão.

Gabião será reconstruído para conter erosão no Córrego Prosa
Cavaletes e cones sinalizam trecho que passa por obras (Foto: Murilo Medeiros)

Relembre - Em junho de 2024, a reportagem esteve no local e conversou com o funcionário do residencial perto do local, Vilson Santos, 64 anos, afirmou que a erosão começou em abril, durante chuva forte. “Mas estava bem pequenininha, com as outras chuvas foi abrindo mais”. Ele contou que a equipe da Prefeitura de Campo Grande já esteve na margem do Córrego Prosa para avaliar o problema.

A erosão às margens do córrego é um problema recorrente. Em 2023, o Campo Grande News mostrou que as encostas estavam “corroídas” na Avenida Ricardo Brandão e trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa, com deslizamentos próximos da pista.

O córrego nasce dentro do Parque Estadual do Prosa, no Jardim Veraneio, onde se juntam às águas do Desbarrancado e do Joaquim Português. Depois, o Córrego do Prosa “anda” 2 quilômetros até formar o principal lago do Parque das Nações Indígenas. Na sequência, chega à Praça das Águas, na Avenida Afonso Pena, e ruma para o Horto Florestal. Por fim, se junta ao Córrego Segredo para formar o Rio Anhanduí.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias