ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes

Em relatos ouvidos pela reportagem, comerciantes reclamam de asfalto desnivelado e má sinalização

Por Idaicy Solano e Antonio Bispo | 23/11/2023 11:21
Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes
Ciclistas se arriscam para transitar na avenida, conforme relatos ouvidos pela reportagem (Foto: Marcos Maluf)

“Tô aqui vai fazer 29 anos e só vi serviço de tapa buraco sendo realizado”. O relato é do comerciante Antônio Joagno, 61, que há quase três décadas espera pelo recapeamento da Avenida Mascarenhas de Moraes, no Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. O comerciante relatou para a reportagem, na manhã desta quinta-feira (23), que a via está cheia de desníveis no asfalto e não há sinalização adequada, o que atrapalha o fluxo de clientes.

Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes
Antonio relata que acontecem muitos acidentes na avenida (Foto: Marcos Maluf)

Antônio relata que acontecem muitos acidentes na avenida e avalia que a via precisa de um redutor de velocidade para ajudar a controlar o fluxo de veículos que passam pelo local em alta velocidade e colocam, inclusive, a vida de ciclistas em risco. “É péssimo pra quem anda de bicicleta. Essa avenida foi considerada há uns 15 anos atrás a avenida da morte”.

Conforme relatado pelo comerciante Luiz Carlos Nascimento, 56, a Avenida Cônsul Assaf Trad recebeu recapeamento até onde está localizado o Terminal General Osório. A expectativa era de que a Mascarenhas de Moraes, continuação da Cônsul Assaf Trad, também fosse beneficiada. “Até agora nada. Fizeram até o terminal e parou. Quando recapear, não vai mudar muita coisa com os clientes, mas vai melhorar”.

Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes
Vários trechos da avenida estão desnivelados e danificados (Foto: Marcos Maluf)

Sinalização - De acordo com Luiz Nascimento, muitos acidentes no local são causados por condutores que saem da Mascarenhas de Moraes, sentido Tamandaré, e querem virar à esquerda na Rua Pio Rojas, via de mão única. “Os motoristas precisam parar no meio da avenida para fazer essa conversão, que é proibida, e daí causa acidentes. Como o fluxo é grande, vai formando fila de carro ali”.

O empresário Luciano Vieira, 45, também aponta que o local fica perigoso quando o semáforo fica intermitente e cita um problema recente com a sinalização no cruzamento com Rua das Missões. O semáforo entortou e os motoristas não conseguem enxergar. “A parte vermelha está virada pro outro lado faz mais de duas semanas e já aconteceu acidente, e ninguém vem arrumar”.

Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes
Semáforo para quem vai virar à esquerda está torto, o que impede condutores de enxergarem a sinalização (Foto: Marcos Maluf)

Expectativas - Antonio Joagno diz que não sabe quanto tempo ainda terá que esperar pelo recapeamento, mas avalia que “toda obra acaba atrapalhando quando está acontecendo, o lado bom é que o recapeamento vai transformar a avenida num tapete, então vai ter mais velocidade”.

Luciano Vieira ressalta que o recapeamento é necessário, principalmente para garantir a segurança no trânsito. ”Aqui abre muito buraco que dá medo. Eu tô aqui desde 2001 e nunca teve recapeamento. Eu achei que ia ter, eles vieram até o terminal, mas de lá pra baixo nada”.

Luiz Nascimento espera que com o recapeamento as condições de tráfego melhorem na avenida. "Quando recapear, não vai mudar muita coisas com os clientes, mas vai melhorar".

A reportagem procurou a Prefeitura de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (23), para questionar os problemas relatados pelos comerciantes e a respeito da previsão de recapeamento da avenida e aguarda posicionamento.

Há três décadas, comerciantes esperam por recapeamento na Mascarenhas de Moraes
Luiz espera que, com recapeamento, as condições de tráfego no local melhorem (Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias