ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Homem que atirou na ex-mulher tem pedido de revogação da prisão negado

Fairison de Souza Gauna é procurado pela polícia desde o dia 24 de setembro por tentativa de feminicídio

Por Bruna Marques e Ana Paula Chuva | 27/10/2023 10:27
Fairison tem diversas passagens pela polícia e está sendo procurado (Foto: Divulgação | PCMS)
Fairison tem diversas passagens pela polícia e está sendo procurado (Foto: Divulgação | PCMS)

A defesa de Fairison de Souza Gauna, 25 anos, suspeito de atirar na ex-companheira, 29 anos, contava com a revogação da prisão preventiva para que ele se apresentasse na delegacia, mas nesta quinta-feira (26), a Justiça rejeitou o pedido de liminar em habeas corpus. Assim, o suspeito segue sendo considerado foragido.

O pedido foi apresentado pelo advogado Alessandro Farias Rospide, no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) depois que a prisão dele foi decretada pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, a pedido da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

A defesa argumentou que ele tem emprego fixo, trabalha como mecânico e não oferece risco de permanecer solto. Entretanto, os argumentos não convenceram o desembargador Jonas Hass Silva Júnior.

A autoridade rejeitou o pedido de liminar porque não foi demonstrado que havia condições para ele ser solto e qualquer ilegalidade ou abuso de poder na decisão que determinou a prisão.

O advogado afirmou à reportagem que neste momento Fairison não vai ser apresentar, uma vez que a prisão é injusta e a culpa dos fatos foi da vítima. “Não, por considerarmos uma prisão injusta. A vítima provocou essa situação. A verdadeira culpada foi ela”, ele complementou dizendo que vai aguardar a decisão da Justiça para decidir sobre a apresentação do suspeito.

Procurado - Fairison de Souza Gauna teve cartaz de procurado divulgado pela Polícia Civil, desde que tentou matar a ex-mulher, na madrugada do dia 24 de setembro, na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande.

De acordo com o advogado, o rapaz está fora de Campo Grande e já vinha sendo ameaçado pela ex-companheira de 29 anos, que não aceita o fim do relacionamento dos dois e o fato de ele ter formado uma nova família.

“Ela nunca aceitou o novo casamento do meu cliente e constantemente provocava, ameaçava e agredia ele e sua atual companheira. Tanto é que dois dias antes do acontecido, ela estava no portão da casa deles chutando e gritando de maneira agressiva. Ela acabou dando um golpe de faca na esposa do Fairison e ainda correu atrás da filha deles”, contou o advogado.

Atual esposa de Fairison precisou levar pontos após facada na cabeça (Foto: Divulgação | PCMS)
Atual esposa de Fairison precisou levar pontos após facada na cabeça (Foto: Divulgação | PCMS)

Ainda conforme relatado pelo rapaz ao defensor, Fairison viu o que estava acontecendo e pegou a criança no colo para que a ex não a ferisse. Ele conseguiu defender a menina da facada, mas acabou sendo atingido na palma da mão direita. Em seguida, saiu correndo com a filha nos braços.

Já no dia 23 de setembro, por volta das 23 horas, a mulher teria aparecido novamente na casa do casal. Na ocasião, ela teria gritado “é gostoso levar uma facada” e ainda teria afirmado que acabaria o serviço assim que encontrasse a atual esposa de Fairison. A discussão se estendeu pela madrugada e então, o rapaz acabou atirando na ex que foi atingida por dois tiros no tórax.

À reportagem, o defensor contou também que a jovem já foi vista rondando a casa onde o casal mora diversas vezes depois que saiu do hospital e constantemente diz aos amigos do rapaz que vai matá-lo.

“Dois dias depois que ela saiu da Santa Casa ela foi vista rondando a casa dele. Como ele não está na cidade, não sei se ela está procurando por ele, mas ela tem falado para os amigos dele que vai matá-lo”, explicou Alessandro.

O caso – A vítima foi baleada após abrir os braços e enfrentar o ex-marido. O homem atirou uma vez, mas o tiro falhou e na sequência efetuou mais três disparos, sendo que dois acertaram a mulher.

Placas numéricas da perícia marcando as cápsulas deflagradas que foram encontradas na cena do crime (Foto: Direto das Ruas)
Placas numéricas da perícia marcando as cápsulas deflagradas que foram encontradas na cena do crime (Foto: Direto das Ruas)

Quando a polícia militar chegou no endereço onde a tentativa de feminicídio ocorreu, a mulher já havia sido socorrida e encaminhada para a Santa Casa. A Polícia Civil e a perícia estiveram na cena do crime realizando procedimento de praxe.

Fairison tem passagens pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e violência doméstica. No dia do crime, ele estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. Depois de atirar na ex, ele arrancou o equipamento e fugiu. Ele está foragido e a polícia continua em diligências para encontrá-lo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias