HU mantém pronto-socorro aberto e Sesau segue com transferências
Pacientes estão sendo transferidos para outros quatro hospitais de Campo Grande
Após reunião com representantes do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, decidiu manter aberto o PAM (Pronto Atendimento Médico) na tarde desta quinta-feira (26). Superlotado, o pronto-socorro tinha previsão de não receber novos pacientes ontem, quarta-feira (25), mas reconsiderou a decisão a pedido da Sesau.
“A Sesau reconheceu a superlotação no Humap, se comprometeu a solicitar ao Hospital Regional a ampliação de atendimentos e cirurgias, e também a criação de novos leitos no Hospital do Pênfigo”, informou o Humap, em nota.
O PAM tem no momento 33 pacientes na área verde (para 3 leitos), 13 pacientes na área vermelha (para 7 leitos) e 8 pacientes na área amarela (8 leitos).
Ao Campo Grande News, a Sesau informou que está transferindo pacientes do HU para os hospitais São Julião, Pênfigo, Santa Casa e Regional. Seis pessoas que estavam no CTI (Centro de Terapia Intensiva) já foram transferidas.
A pasta destacou ainda que não está regulando pacientes para a unidade, que continua atendendo por demanda espontânea.
O Hospital Universitário já tinha fechado o PAM no início do mês por superlotação e agora ontem. Desta vez, a demanda geral aumentou mais do que os casos de covid-19, além de haver falta de profissionais.