Imol da Casa da Mulher Brasileira já começa a funcionar nesta sexta-feira
Segundo Instituto de Campo Grande foi inaugurado com participação da ministra da Mulher
A segunda unidade do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Campo Grande foi inaugurada na CMB (Casa da Mulher Brasileira) nesta sexta-feira (31). O Instituto começa a funcionar a partir das 19h de hoje, na Rua Brasília, Jardim Imá. A inauguração teve a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves.
O Instituto atenderá às demandas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que não são poucas, por receber todos os casos de violência doméstica e tentativas de feminicídio. O instituto atenderá das 7h às 13h e das 19h à 1h de segunda a sexta-feira e não funcionará nos finais de semana.
Cida explicou que antes as mulheres vítimas de crimes tinham de atravessar a cidade para fazer exames no Imol. O outro instituto fica localizado no Jardim Monte Alegre, na Avenida Senador Filinto Müller.
"Nesse caminho, não voltam ao atendimento e acabam assassinadas. Hoje em dia, as mulheres também são vítimas de uma 'machosfera' que está na internet divulgando", afirmou Cida Gonçalves.
A ministra ainda ressaltou que Mato Grosso do Sul é exemplo no combate à violência contra as mulheres e convidou para uma manifestação. "Convoco todas as pessoas para uma marcha do respeito à mulher em todo o País partindo de Mato Grosso do Sul. Não queremos mais ser caladas, nem mortas, nem invisibilizadas".
Em relação às outras Casas da Mulher Brasileira, a ministra não confirmou se haverá Imols nas novas instalações. Cida contextualizou que precisa analisar cada cenário e os poderes que serão envolvidos.
Por fim, ela chamou os servidores municipais e estaduais para que participem de palestras de divulgação do trabalho realizado em Campo Grande para todo o Brasil.
*Matéria alterada às 14h30 do dia 4/4/2023 para mudança no horário de atendimento
Confira a galeria de imagens: