Ipês caem durante temporal atingindo muro, telhado e interditando rua
Árvores estavam com as raízes comprometidas e despencaram durante vento forte na noite deste domingo
Durante o temporal que atingiu Campo Grande, na noite deste domingo (13), duas árvores de ipê despencaram com a força dos ventos. Uma delas, no Jardim Los Angeles, caiu na rua, enquanto a outra, no Aero Rancho, caiu em cima de um muro e do telhado de uma casa.
O estrago maior aconteceu na Rua Sônia Ribeiro, quase esquina com a Avenida Campestre, no Aero Rancho, onde a árvore, de 10 metros, caiu por volta de 22h30 no muro de uma residência, atingindo também o telhado de uma casa ao lado. O Corpo de Bombeiros Militar foi ao local, mas ainda não realizou o corte por segurança.
"Eu não estava em casa, mas vi que o temporal estava forte pelas câmeras de segurança, que olhei pra cuidar os cachorros. Quando cheguei em casa, quase meia-noite, vi o estrago", conta a moradora Suzy Melo, vigilante de 36 anos, que estima um prejuízo de R$ 3 mil para consertar o muro.
Com a queda, um dos cachorros de Suzy fugiu assustado, enquanto o outro ficou preso nos destroços, mas não se feriu. "Fiquei até 2h procurando o que fugiu, estava bem assustado. Essa árvore já dava indícios de que ia cair, eu já tinha pedido pra prefeitura retirar, mas não autorizaram", explica Suzy.
No Jardim Los Angeles, na Rua Manoel Pereira de Souza, outro ipê caiu, interditando uma pista da via. Lourival Franco de Souza, 43 anos, cabeleireiro, mora no local tem apenas dois meses e contou que a árvore estava inclinada e pretendia colocar uma viga para segurar. "Não deu tempo de fazer nada, mas pelo menos não teve nenhum estrago", contou ele.
Localizada na Rua Acácia, no Jardim Tarumã, a Associação de Moradores do Tarumã também foi prejudicada com queda de árvore durante o temporal. "Os moradores me ligaram umas 21h30 avisando. Eu assumi a Associação tem cerca de sete meses, desde então peço a retirada das árvores, estão todas com sinais de apodrecimento, mas ninguém faz nada", conta Carina Salomão, de 35 anos, presidente do bairro.
Apenas um pedaço da árvore caiu, mas já foi o suficiente para prejudicar a fiação que leva energia do padrão para dentro do local. O valor do prejuízo ainda não foi calculado. "Se podamos a árvore levamos multa, se pedirmos pra podar, não vem ninguém. Estão esperando chover igual ontem pra cair a outra parte da árvore e fazerem algo", desabafou.
Em todos os locais citados o Corpo de Bombeiros Militar realizou vistoria e informou que fará a retirada das árvores caídas assim que os telhados e galhos estiverem mais secos, por questões de segurança.
O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura da Capital e aguarda um retorno sobre as solicitações negadas para retirada e poda das árvores citadas no Jardim Tarumã e Nero Rancho.