ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Lei que perdoa construção irregular vai considerar as erguidas até abril

Proprietários que tiverem anistia concedida, poderão emitir Habite-se sem multas

Por Cassia Modena | 15/05/2024 08:55
Casa na etapa final de construção, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Casa na etapa final de construção, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

O perdão às sanções e multas aplicadas aos proprietários de construções irregulares em Campo Grande que foram erguidas e finalizadas até 30 de abril deste ano, poderá ser avaliado pela prefeitura. A alteração da lei que dá anistia a esses casos garante a prorrogação do prazo antes fixado.

A mudança na legislação foi publicada nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial de Campo Grande. Inicialmente, o prazo era junho de 2023. Ele foi prorrogado pela primeira vez até o fim de dezembro do mesmo ano e, agora, pela segunda vez até o fim de abril.

Conforme o Campo Grande News já apurou junto à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), no período aproximado de um ano e quatro meses após a publicação da lei, 1.960 imóveis tiveram a "barra limpa" e conseguiram o Habite-se, o documento que atesta que a obra está de acordo com regras. Outros 1.949 ainda estavam em tramitação.

São consideradas irregulares as construções que desrespeitam o Código de Obras e a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo de Campo Grande, deixando de atender exigências como condições mínimas de habitabilidade, higiene, segurança e estabilidade.

Além de permitir a emissão do Habite-se sem multas, o proprietário que conseguir anistia poderá vender a propriedade por meio de financiamento, registrar a construção no Cartório de Registro de Imóveis, e fazer reformas dentro da legalidade.

Anistia - É a lei complementar nº 476 de 9 de janeiro de 2023 que prevê a anistia a esses casos.

Ela é válida apenas para imóveis que ficam na área urbana de Campo Grande, e pode conceder o benefício para mais de uma construção, desde que todas estejam no mesmo terreno.


*Matéria editada às 16h03 para corrigir informação relacionada à data dos pedidos de anistia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias