Mais de 900 pessoas tentaram pagar IPTU em site e travaram sistema
Agetec trabalha na melhora do banco de dados para resolver o problema
Com a alta procura pelo atendimento online, a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) precisou trabalhar na otimização do sistema de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Campo Grande, que apresentou instabilidade nesta segunda-feira (6).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) de Campo Grande enfrentou uma alta demanda por atendimento online, especialmente em relação ao pagamento do IPTU, que teve seu sistema sobrecarregado devido a um aumento significativo de acessos, passando de 300-350 para mais de 900 simultâneos. Essa situação gerou lentidão no portal e levou muitos contribuintes a buscarem atendimento presencial. A Agetec está trabalhando para melhorar a acessibilidade do site e garantir um atendimento mais eficiente. Além disso, foram anunciados descontos e opções de parcelamento para o pagamento do imposto, com prazos e instruções detalhadas para os contribuintes.
A alta demanda de contribuintes acontece porque, até a próxima sexta-feira (10), terá o desconto de 20% no pagamento do imposto à vista. Também há possibilidade de parcelar em até 12 vezes.
Essa lentidão do portal, disponibilizado pela prefeitura, causou a quase lotação da Central de Atendimento do Cidadão William Maksoud Filho. Sem conseguir acessar, as pessoas buscaram resolver a situação presencialmente.
Para o Campo Grande News, a agência explicou que a média de consultas pelo site é de 300 a 350, simultaneamente, mas hoje triplicou. "A lentidão se deu em alguns momentos pela sobrecarga no sistema/banco de dados devido ao volume expressivo de consultas, que passou a mais 900", esclareceu.
O setor alega, ainda, que a equipe continua trabalhando na melhora da acessibilidade do site. "A Agetec informa ainda que mantém equipes acompanhando em tempo real para solucionar qualquer variação que possa surgir neste sentido", conclui.
Serviço - Quando o site voltar a operar normalmente, o carnê pode ser acessado clicando aqui. Basta digitar o número da inscrição municipal no campo indicado, e clicar em “entrar”. Serão listados todos os débitos referentes à inscrição fornecida.
No canto esquerdo da tela, devem ser assinaladas as dívidas a serem pagas, na sequência, na parte inferior da página, abaixo da informação “Total Geral de Débitos”, o contribuinte tem a opção de gerar extrato dos valores a pagar, copiar um código de barras para pagamento on-line ou emitir a guia DAM para a quitação dos débitos.
Quando o vencimento de qualquer parcela do IPTU e Taxa do exercício de 2025 coincidir com os dias de feriados, finais de semana ou não úteis, o pagamento ficará prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.
Será concedido um desconto de 50% sobre o valor da última parcela para quem optou pelo pagamento parcelado do IPTU exercício 2025 e, até o vencimento da parcela anterior, estiver sem débitos atrelados à mesma inscrição do IPTU que pretende obter o desconto.
Os telefones para contato são 67 4042-1320; WhatsApp 67 98478-8873 ou 98471-0487. A Central do Cidadão fica na Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, 2.655.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.