ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mais procurada, vacina da Janssen deve acabar hoje em Campo Grande

A cidade recebeu lote com 6,8 mil unidades do imunizante estado-unidense de dose única

Nyelder Rodrigues e Ana Oshiro | 26/06/2021 11:27
Mais procurada, vacina da Janssen deve acabar hoje em Campo Grande
Só ontem, 60% das 6,8 mil doses da Janssen que vieram para a Capital foram aplicadas (Foto: Paulo Francis)

As 6,8 mil doses do imunizante da Janssen, aplicado em dose única e por isso alçado ao status de predileta dos que buscam se vacinar em Campo Grande, devem acabar ainda neste sábado (26) na cidade, dois dias após o início de sua aplicação na população local - contemplados foram as faixa etárias acima de 44 anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, 60% das doses da Janssen foram aplicadas ontem mesmo. Além da imunização completa com apenas uma dose, a vacina se manteve longe de polêmicas no meio político, ajudando na preferência.

"É natural o pessoal escolher, achar que uma é melhor que a outra. Mas temos que lembrar que não existe opção, a vacina é eficaz seja qual for. Todas elas sao comprovadamente eficazes", frisa Mauro Filho, que foi ao drive-thru do Albano Franco nessa manhã ao lado do prefeito Marquinhos Trad (PSD) acompanhar o ritmo dos trabalhos.

Ele revela ainda que, mo fim da manhã, será feito um balanço na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para contabilizar o quantitativo já aplicado e decidir se é possível ampliar o calendário para os que tem 43 anos.

"Para esse fim de semana temos 7 mil doses. Ainda temos um fluxo grande de 44 anos para cima. Só ontem foram 13.900 vacinas aplicadas. Por isso temos que ter essa cautela", frisa o secretário, que completa com um apelo à população.

Mais procurada, vacina da Janssen deve acabar hoje em Campo Grande
Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, revela que doses da Janssen devem acabar ainda hoje (Foto: Paulo Francis)

De acordo com ele, foram registrados casos de pessoas que destrataram funcionários do local de vacinação simplesmente por que queria um imunizante específico e não era possível a aplicação de tal naquele momento.

"Isso não pode acontecer. Quem quer ser imunizado precisa estar disposto a receber a vacina que estiver disponível no momento. Todas são eficazes", destaca o chefe da saúde pública municipal, se pautando em pesquisas feitas na área.

Hoje o atendimento acontece em 30 postos de saúde além dos pontos de referências, até às 17h. Constam na lista os drive-thrus do parque Ayrton Senna, pavilhão Albano Franco, Cassems e UCDB, além dos pontos montados no IMPCG, Seleta e ginásio Guanandizão.

Além de doses da Janssen, estão sendo aplicadas em primeira dose as vacinas Coronavac e da Pfizer. O público alvo são todos que possuem 44 anos ou mais. Já os convocados para a dose complemetar são os que tomaram primeira da Coronavac até o dia 10 de junho ou da Astrazeneca até o dia 26 de abril.

Nos siga no Google Notícias