Mesmo veteranos, acadêmicos experimentam o novo "gostinho do presencial" na UFMS
Acadêmicos voltaram às aulas 100% presenciais e falam da nova experiência e do que mudou com ensino on-line
Apesar de não ser uma caloura, de fato, o retorno às aulas para Isabela Pettengill, 18 anos, foi experiência nova. Acadêmica do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), este será o primeiro ano de aulas 100% presenciais.
Desde a eclosão da pandemia, as instituições implantaram o sistema on-line que, gradativamente, foi se mesclando ao ensino híbrido, porém, ainda de forma lenta. Este ano, após a vacinação em massa, as universidades, como a UFMS, retornaram ao modelo presencial.
“Nunca tive essa experiência de aula presencial, sempre escuto os veteranos que falam como era, agora, vamos ter o gostinho do presencial”, disse a acadêmica, flagrada pela reportagem no corredor da UFMS, a caminho da sala de aula.
Isabella disse que conheceu os colegas, veteranos e professores, em sua maioria, on-line, mas que sentiu falta da vivência na faculdade. “O 1º ano tem muita aula prática, não conseguimos fazer nada disso, porque estávamos on-line, este ano, os calouros vão ter experiência positivamente diferente do que tivemos”, avaliou.
A pandemia também afetou o ritmo de Laís Maria dos Santos, 22 anos, aluna do 7º semestre de Letras da UFMS. “Em casa, querendo ou não, temos muitas distrações”. A acadêmica listou vários problemas durante a fase on-line. “Foi bem difícil continuar as matérias na sequência certa, muita gente acabou misturando, ficou pesado por conta da avaliações, entrega de trabalho, agora vai ser mais fácil manter o ritmo de estudo.”
Laís acredita que foi difícil a adaptação também para os professores. “Tinham dificuldade com plataformas digitais, acho que é melhor para todo mundo 100% presencial.”
O colega de Laís, Eduardo Lourenço, 20 anos, viu pontos positivos no ensino on-line mesclado ao presencial. “Senti muita falta dos professores, do contato com colegas, mas faço curso de licenciatura e acredito que o preparo em EAD [Ensino à Distância] é muito importante para nova formação acadêmica, quando nos tornarmos professores”, avaliou.
Eduardo também enxerga recomeço nessa fase. “Acredito que vai estar tudo diferente, será outra vibe”, disse. Esperançoso, avalia que houve evolução no comportamento humano. “As pessoas ficaram mais empáticas, e isso se reflete no campo acadêmico”. O recomeço é processo, segundo ele. “Não diria que será mais fácil, mas vai ser diferente, com certeza.”
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