Mobilização contra violência doméstica acontece sexta-feira no Centro
Campo Grande recebe na próxima sexta-feira (28), a partir das 16h, a "Caminhada pela Paz - Mulher Brasileira - Todos emPENHAdos Contra a Violência). A saída será realizada na rua da Paz, em frente ao Fórum, sendo que o ato vai percorrer a rua Dom Aquino e depois da 14 de Julho, terminando no Cijus (Centro Integrado de Justiça), na 7 de Setembro.
O objetivo da caminhada é chamar atenção para um problema alarmante e preocupante que é a violência contra as mulheres, apesar da vigência e atuação feita a partir das Lei Maria da Penha.
De acordo com a juíza titular da Vara de Medidas Protetivas na Capital e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jacqueline Machado alguns dados sobre a violência contra a mulher são alarmantes.
No Brasil, uma mulher morre a cada 90 minutos vítima de feminicídio, 52% das mulheres vítimas não fazem denúncia e sofrem caladas e MS é o quinto estado brasileiro em taxa de feminicídio, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.
“Em 2016, 1,4 milhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou estrangulamento no Brasil. A cada uma hora e meia, uma mulher é vitimada pela pessoa que deveria protegê-la. A cada 11 minutos, uma mulher é espancada no Brasil, país em que um terço das mulheres já foi vítima de algum tipo de violência", revela.
A Campanha Mulher Brasileira é um projeto inédito no Brasil e tem ações em andamento como o "Mãos emPENHAdas contra a violência", que propõe a capacitação de profissionais da área da beleza para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.