ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Motoristas de aplicativo usam câmera no carro para “fugir” de perigo nas ruas

Por outro lado, passageiros também se sentem mais seguros com o comportamento

Izabela Cavalcanti e Antonio Bispo | 10/08/2023 11:37
Motoristas de aplicativo usam câmera no carro para “fugir” de perigo nas ruas
Motorista de aplicativo colocou câmera no carro, em outubro do ano passado (Foto: Izabela Cavalcanti)

Com casos de assalto, sequestro e assédio envolvendo motoristas de aplicativos, a câmera de segurança dentro do carro tem sido a aposta desses profissionais para tentar se sentir mais seguro pelas ruas de Campo Grande.

Motorista de aplicativo, de 41 anos, que preferiu não se identificar, instalou o equipamento em outubro do ano passado. Conforme ele mesmo relata, a decisão foi tomada justamente com esse intuito.

“É segurança para mim e para o passageiro. Com casos de assédio e ameaça que já ocorreram, eu decidi colocar. Eu posso ter provas do que acontece dentro do carro, se alguém quiser me acusar de algo. Comprei e pedi para instalar, grava tanto dentro como fora do veículo”, disse.

Ainda de acordo com ele, ainda não passou por nenhuma situação constrangedora e que a câmera ajuda neste sentido. “O passageiro entra e já fica mais tranquilo e não pensa em fazer algo”, acredita.

O presidente do Applic/MS (Associação de Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motorista Autônomo de Mato Grosso do Sul), Paulo Pinheiro, informou que em 2018 já havia pedido para algumas plataformas, após casos de sequestros e ferimento com arma de fogo e facas.

“Tivemos algumas reuniões com o comando da Polícia Militar e com algumas atitudes por parte da segurança pública deu uma melhorada. Logo em seguida, comecei a pedir para algumas plataformas a implantação do botão de pânico, isso a Applic foi parcialmente atendida”.

Paulo ainda se mostra preocupado com os critérios para os profissionais começarem a utilizar o aplicativo. “Agora, começaram várias situações de riscos envolvendo passageiros e nossos profissionais, a minha preocupação maior são os critérios para incluir motoristas e passageiros nos aplicativos, não podemos ter em nossa cidade profissionais preparados para atender a população sem um critério rígido”, desabafa.

O representante dos motoristas de aplicativo, Alfredo Orlando, disse que grande parcela já tem optado por mais segurança. Segundo ele, de cerca de 3 mil profissionais dessa área, a maioria já possui câmeras ou ferramentas que monitoram o que está acontecendo dentro do carro.

“Existe sempre uma dúvida sobre o que acontece dentro dos carros, inclusive questão da segurança. A instalação de câmeras ajuda a inibir situações de violência e comportamentos de assédio”, explica.

Orlando também associa a prática com a ética profissional, tendo em vista que muitos passageiros que entram no veículo têm outro pensamento sobre o profissional.

“Também é segurança para o passageiro, porque se ele entra no carro e vê câmeras, percebe que existe, pelo menos, ética, que aquele motorista não vai fazer nada de desrespeitoso. É um comportamento que existe há muito tempo e eu acredito que a tendência é cada vez mais aumentar, conforme os motoristas vão se profissionalizando”, completa.

Passageiros – Por outro lado, os passageiros também se sentem mais seguros. A enfermeira Bruna Gabriella da Silva, 29 anos, diz que fica mais tranquila. “É mais seguro para a gente, eu inclusive já peguei Uber que tinha câmera dentro do carro, mas o aplicativo avisa antes que é equipado com câmera, assim eu me sinto mais segura”, pontua.

Motoristas de aplicativo usam câmera no carro para “fugir” de perigo nas ruas
Bruna Gabriella diz que já pegou aplicativos de viagem com câmera (Foto: Paulo Francis)

Ela diz que sempre confere a placa, confirma o nome do motorista, e às vezes compartilha viagem com o marido ou com a mãe.

O auxiliar de logística Julyano dos Santos Neves, de 19 anos, vê como importante essa iniciativa. “Aprovo essa medida, porque é segurança tanto para o passageiro quanto para o motorista”, diz.

Motoristas de aplicativo usam câmera no carro para “fugir” de perigo nas ruas
Julyano usa o aplicativo de viagem com frequência (Foto: Paulo Francis)

Ele conta que usa o aplicativo cerca de dez vezes por mês, principalmente quando está atrasado para algum compromisso.

O vendedor de sorvetes, que se identificou apenas como Celso, de 51 anos, não usa o aplicativo, mas afirma que concorda com essa medida de segurança, desde que o passageiro seja avisado que está sendo gravado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias