Mutirão leva exames preventivos e serviços às mulheres do Prosa
Campanha Outubro Rosa oferece mamografia, castração de animais e cadastro em programas sociais até esta sexta
Durante três dias, mulheres da região do Prosa podem ter acesso ao mutirão de saúde e serviços voltados ao gênero. Exames preventivos como mamografias são oferecidos de maneira gratuita até esta sexta-feira (2), no Parque Ecológico do Sóter.
Além da parte de saúde, castração de animais, cadastro em programas sociais, encaminhamentos para aquelas que estão em situação de violência e orientação jurídica também estão sendo ofertados.
A Campanha "Outubro + que Rosa” é feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a secretária de saúde, Rosana Leite, o preventivo, inserção de DIU, aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites) e vacinação para adultos estão inclusos nos exames. A expectativa é que 300 pessoas compareçam a ação.
“A ação de hoje é diferente porque estão atendendo todos os tipos de casos, o que incluem os homens transsexuais. Porque essa doença [câncer] não escolhe cor, raça ou orientação sexual. A gente está dando uma ênfase maior atendendo também os indígenas, pessoas com deficiência que têm dificuldade no acesso e mulheres negras, principalmente. Queremos dar ênfase nessa população. Esse é só o ‘start’ da nossa campanha”.
Carla Stefanini, subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, acrescentou que o Outubro Rosa reúne vários serviços e secretarias. Isso, segundo ela, faz toda diferença para espalhar a informação e chamar o público-alvo para comparecer aos exames.
“Com isso, a secretaria de saúde tem papel fundamental, pois além de organizar, faz a busca ativa dessas mulheres para virem fazer os exames. Vão ser 30 exames de mamografia por período aqui, que já estavam previamente agendados, mas eles vão atender demanda espontânea também”. Ou seja, 60 exames serão feitos por dia.
A administradora Dilma Lima, de 52 anos, levou os dois cachorros, Belinha de 6 anos e Guri, para fazer atendimento com veterinário. O objetivo é conseguir uma vaga para castração. Ele conta que mora na região e ficou sabendo por um professor que dá aulas no parque.
“Faço pilates aqui e fiquei sabendo. Acredito que uma ação como essa é muito importante pois facilita o nosso acesso e a castração traz muitos benefícios para os animais, por isso resolvi vir. Não pretendo fazer outros exames porque já faço acompanhamento regular no médico”.
Maria Aparecida Lima, 62 anos agendou o exame de mamografia há 15 dias. Ela também mora no Prosa acredita que isso facilita o acesso. “Eu costumo fazer meus exames regularmente, mas aproveitei que enviaram o formulário no grupo da região do Prosa e como é muito rapidinho resolvi passar aqui logo. Felizmente não tive casos próximos na minha família, mas é muito importante precaver.”
A concessionária de energia de Mato Grosso do Sul está realizando o cadastro da tarifa social e distribuição de lâmpadas de led. Já o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza o cadastro para castração de animais, vermifugação e vacina antirrábica. Ao todo são cinco senhas para castração por período.
A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) oferece atendimento veterinário. Nesse caso, estão sendo distribuídas dez senhas por período com coleta de sangue para leishmaniose.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.