Mutirão vai ajudar pequenos produtores a vender por aplicativo neste sábado
Ação é feita para auxiliar o cadastro de novas empresas ou agricultores no aplicativo Mercado Solidário
Pequenos negócios, ou pessoas que fazem parte da agricultura familiar, podem se cadastrar no aplicativo 'Mercado Solidário', que conecta quem produz a quem consome. Equipes da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) fazem o cadastro dos interessados e ensinam a mexer na ferramenta, na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, no bairro Aero Rancho, até às 13h deste sábado (23). A iniciativa é realizada durante a campanha Todos em Ação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Campo Grande, a campanha "Todos em Ação" oferece aos pequenos negócios e agricultores familiares a oportunidade de se cadastrarem no aplicativo Mercado Solidário, que conecta produtores e consumidores. A iniciativa, realizada pela Sidagro em parceria com a UFMS e a FUNTRAB, visa impulsionar as vendas no fim do ano e a expansão digital dos negócios. Além do cadastro no aplicativo, o evento disponibiliza serviços da Sala do Empreendedor para MEIs e atividades como a entrega de composto orgânico e oficinas de hortas caseiras.
Um dos objetivos é fazer com que os pequenos empresários consigam melhorar as vendas durante o final do ano e expandir os negócios para o ambiente digital. O aplicativo é desenvolvido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e financiado pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
Durante o evento, quem desejar verificar a situação do MEI (Microempreendedor Individual) e encaminhar soluções conforme a legislação, poderá contar com os serviços da Sala do Empreendedor. Além disso, a secretaria realizará a entrega de composto orgânico para quem gosta de cultivar plantas e oferecerá oficinas para ensinar como montar uma horta em casa.
Ao todo, Campo Grande conta com 121.944 CNPJs ativos e 80% dessas empresas são microempreendedores individuais. Os dados são de setembro de 2024. Ademar Silva Júnior, titular da Sidagro ressalta que o evento é uma oportunidade de organização e planejamento para 2025.
“Com o Mercado Solidário, queremos fomentar a comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia solidária, promovendo o meio digital, que é o setor que mais cresce no país. Com o app, o produtor terá mais oportunidades de encontrar clientes e negociar seus produtos”, destacou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.