No 1º dia sem novena, igreja abre com 4 fiéis e santo limpo a cada 20 minutos
O coronavírus forçou mudanças para evitar aglomerações em santuário que recebia 30 mil pessoas a cada 4ª feira
Com as novenas transmitidas pela internet por conta do novo coronavírus (Covid-19), o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, santa padroeira de Mato Grosso do Sul, tinha quatro pessoas na manhã desta quarta-feira, dia da semana em que recebia 30 mil pessoas.
Na igreja, no bairro Amambaí, em Campo Grande, os funcionários usam máscaras e as imagens são higienizadas de 20 em 20 minutos, apesar dos cartazes que alertam que os ícones não devem ser tocados.
Na entrada do santuário, a água benta foi substituída por álcool em gel. Nesta quarta-feira (dia 18), a reportagem encontrou quatro pessoas na igreja. As portas seguem abertas, mas a orientação é que o fiel faça sua oração e vá embora.
De acordo com o padre Reginaldo Padilha, as 18 missas da quarta-feira foram substituídas por duas celebrações diárias: às 7h e às 16h. A transmissão da missa será ao vivo pelas redes sociais (site e Facebook do santuário) e TV Imaculada. A celebração será realizada no mezanino da igreja e, no momento da comunhão, a pessoa deverá fazer uma oração.
Todas as celebrações foram suspensas: missa, novena, batizado e casamento por conta do novo coronavírus.
Na manhã de hoje, Guilhermina Valente, 88 anos, era uma das três pessoas na igreja. A aposentada disse que mantém a rotina de ir a três missas todos os dias. Nesta quarta-feira, participou às 6h de celebração na igreja Santo Antônio. “A missa estava lotada, nem tinha lugar para sentar. As pessoas devem pedir para Deus combater o vírus”.
A medida de suspender as missas abertas ao público segue decreto baixado pela prefeitura de Campo Grande na segunda-feira ( dia 16), que veta eventos com mais de 100 pessoas em estabelecimentos privados e comerciais, inclusive igrejas. Quem desobedecer a norma pode ter alvará de licença e funcionamento cassado.
A Arquidiocese de Campo Grande deixou que cada igreja defina se vai suspender ou não as atividades.