No golpe do nudes, principais vítimas são homens de 50 a 80 anos
Criminosos ameaçam expor fotos íntimas dos alvos caso não transfiram quantia em dinheiro
Grupo de criminosos que agem de dentro do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande tem como alvo homens de 50 a 80 anos. Eles criam perfis femininos nas redes sociais e passam a mandar solicitação de amizade paras as vítimas. Por meio de mensagens e depois de conquistarem a confiança, passam a pedir vídeos e fotos íntimas.
De acordo com o delegado titular da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Reginaldo Salomão, os criminosos usam as esposas e as irmãs para atrair as vítimas.
“Assim que ele termina de encaminhar, eles congelam essa imagem e montam um portfólio onde a vitima aparece como pedófilo e solicita determinada quantia em dinheiro para não jogar esse material em toda rede de amigos”, revela o delegado.
Um estelionatário chegou a compartilhar o dossiê inventado contra uma das vítimas, um professor, com mais de 4 mil pessoas.
Segundo Salomão, outro tipo de extorsão comum ocorre quando criminosos trocam imagens sexuais com as vítimas. Depois de algumas horas, dizem ser da polícia e cobram uma quantia em dinheiro para não registrar boletim de ocorrência.
“Eles dizem que as fotos que foram enviadas são de menores de 14 anos e que é crime armazenar fotos de uma criança no celular e que se ele não depositar o valor estipulado vai registrar ocorrência. A pessoa sem conhecimento de que aquilo é realmente verdade e acaba caindo no golpe”, explica.
A orientação da policia para que as pessoas não passem por esse tipo de situação é ter cuidado ao se relacionar com pessoas estranhas e que não armazenem e nem compartilhem fotos e vídeos íntimos em celulares e computadores.
“A primeira orientação chega ser infantil, ingênua, não se relacione com estranhos. Jamais em hipótese nenhuma você deve encaminhar imagem sua, porque além de poder ser vítima de extorsão você pode ter o seu celular extraviado, toda sua intimidade está ali e jamais, de forma alguma, em hipótese nenhuma encaminhar e armazenar vídeo íntimo, esse vídeo pode ser de uma criança e mesmo sem conhecimento você vai responder pelo crime”, conclui o titular.