Nova praça Ary Coelho vai ter grades, coreto e academia de ginástica
Uma Praça Ary Coelho bem diferente é o que foi planejado para depois de mais uma reforma do espaço, que terá ordem de serviço assinada pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) no dia 20 de agosto. O lançamento da obra é parte das comemorações do aniversário de 112 anos da cidade.
O projeto do arquiteto Paulo Hernandes, disponível no site da prefeitura, revela mudanças visuais substanciais no espaço público mais antigo da cidade, em sua 16ª reforma. As intervenções têm investimento previsto de R$ 1 milhão.
Ao redor da praça, surgirão grades para dar mais segurança e permitir que seja adotado um horário de funcionamento. A Ary Coelho, após ganhar fama de ponto de venda de drogas e prostituição, não ficará mais aberta o dia todo. Ela vai ser fechada à noite e reabrir pela manhã.
Vão ser cinco entradas nas esquinas do quadrilátero que circunda a praça e ainda uma voltada à avenida Afonso Pena.
O coreto, que já teve idas e vindas nas reformas da praça, vai voltar. Ficará, segundo o projeto, sobre os banheiros, hoje desativados. Havia a previsão de instalação de sanitários químicos, mas o projeto disponibilizado pela prefeitura fala em reforma dos banheiros.
Atividade física- Pelo projeto, a área tradicionalmente ocupada pelos aposentados para jogar dama e dominó receber pintura diferenciada no piso. Na esquina da rua 15 de Novembro com 13 de maio, vai ser instalada uma academia ao ar livre.
O chafariz, que também está sem uso e se transformou, nos últimos anos, em criatório de mosquitos, vai ser revitalizado, e ganhará sistema de iluminação e sonorização. Existe a promessa, ainda, de que receba tratamento para evitar os depósitos de mosquito.
A licitação para a obra, aberta no dia 16 de junho, teve a empresa vencedora, a Loma Engenharia, divulgada esta semana. As concorrentes ainda podem recorrer do resultado no prazo de 30 dias, contados da publicação do resultado, na segunda-feira.
O projeto pode ser visto no endereço