Nove bairros da Capital recebem mosquitos "do bem" para combater dengue
Bactéria impede desenvolvimento do vírus que gera dengue, zika e chikungunya
Nove bairros de Campo Grande ganharam reforços no combate à dengue. Mosquitos Wolbitos, que são munidos de microrganismo que impede o desenvolvimento de vírus que geram dengue, zika e chikungunya, já circulam na região do Coronel Antonino, José Abrão, Mata do Jacinto, Monte Castelo, Vila Nasser, Novos Estados, Nova Lima e Jardim Seminário. Ao todo, já são 32 bairros onde os Wolbitos foram soltos.
“O mosquito não é modificado geneticamente. A bactéria [chamada Wolbachia] é adicionada ao ovo dele e, quando eclode, já está presente no Aedes, que ao se reproduzir com os mosquitos de campo, cria uma nova geração do Wolbito”, explica o pesquisador Luciano Moreira, líder do método no Brasil.
Pelo menos 60% dos insetos na natureza possuem a bactéria Wolbachia, que não era comum no Aedes aegypti, mas que, nesse método, é inserida no organismo do mosquito para facilitar na redução de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.
“Campo Grande sofre constantemente com epidemias de dengue e essa metodologia, além de autossuficiente, já tem mostrado resultados positivos aqui no país, como é o caso de Niterói, onde o mosquito já está em todo o território e é possível perceber uma redução de até 69% nos casos de dengue”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. De acordo com o secretário, já há prevalência do inseto com Wolbachia.
Bairros - Em Campo Grande, as liberações começaram pelos bairros da fase 1 de implementação: Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado. Nestes bairros, os Wolbitos foram liberados semanalmente, durante 30 semanas, por agentes da Prefeitura de Campo Grande.
Na fase 2, os bairros contemplados foram: Taquarussú, Jacy, Jockey Club, América, Piratininga, Parati, Pioneiros, Alves Pereira, Centro Oeste e Los Angeles.
Já os bairros que estão na 3ª fase da implementação são: Jardim Veraneio, Carandá Bosque, Vila Carlota, Chácara Cachoeira, Dr. Albuquerque, Estrela Dalva, Jardim Paulista, Maria Aparecida Pedrossian, Noroeste, Rita Vieira, São Lourenço, Tiradentes, TV Morena, Universitário e Vilas Boas.