"Nunca esquecerei", diz professora após salvar criança engasgada com moeda
Situação aconteceu na quarta-feira, na escola municipal Tertuliano Meireles
"Nunca vou esquecer da cena, jamais vai sair da minha cabeça", relembra a professora Paula Fernanda Marciano de 40 anos, após salvar o aluno de 8, que se engasgou com duas moedas de R$ 1 nesta quarta-feira (15). O incidente aconteceu na Escola Municipal Tertuliano Meireles, no bairro Caiçara, durante a aula de Educação Física.
Ainda assutada, Paula conta que "foi muito desesperador, ele foi ficando molinho no meu braço, fiquei tonta e minhas pernas tremiam. Fiz a primeira manobra e não saiu, a segunda e nada, na terceira as moedas voaram e ele vomitou", conta.
Segundo a diretora da unidade, Giovanna Thomaz, as crianças faziam jogos de tabuleiro em sala, por conta da chuva, quando o pequeno colocou as duas moedas na boca e deixou no cantinho da bochecha onde os dentes seguravam, mas foi rir de uma piada da coleguinha e acabou engolindo.
Imediatamente, a professora efetuou as manobras e conseguiu salvar a criança. "Foi uma bênção ela estar preparada para atender. Precisou fazer a manobra três vezes para que as moedas saíssem, diante dos olhares assustados dos colegas", detalhou.
"Foi assustador e emocionante", conta ela. Ainda de acordo com a diretora, o menino ficou tranquilo e um coleguinha de classe não quis deixá-lo até que a mãe do pequeno chegasse. "Ele fez questão de ficar lá. A mãe dele também manteve a calma e agradeceu muito a nossa equipe", contou.
Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), todos os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) possuem o certificado do curso de primeiros socorros.