Pais adiantam compras de material escolar para fugir de tumulto
Empresários comemoram movimento acima do esperado um mês antes das férias escolares
Diferente de outros anos, papelarias de Campo Grande estão notando aumento na procura de materiais escolares, ainda neste mês de dezembro. Para muitos, essa é a oportunidade de encontrar aquilo que busca sem enfrentar longas filas e tumultos nas lojas. Neste sábado (14), teve quem veio do interior para garantir preços mais acessíveis, enquanto aproveita o passeio pela Capital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
No mês de dezembro, papelarias em Campo Grande observam um aumento na procura por materiais escolares, com muitos pais antecipando as compras para evitar filas e tumultos em janeiro. Clientes, como Flávia Almeida e Catiana Fonseca, aproveitam a tranquilidade das lojas para adquirir os itens necessários, enquanto comerciantes relatam um aumento nas vendas, especialmente de mochilas e estojos, impulsionado pela combinação do período natalino e o retorno às aulas. O gerente da loja Mateplás destaca que a antecipação das compras é uma tendência crescente, com um movimento intenso desde o início do mês, refletindo uma mudança nos hábitos dos consumidores.
É o caso da moradora de Bonito, Flávia Almeida, de 43 anos, que está na cidade para fazer umas visitas e aproveitou a oportunidade para comprar os materiais da filha, de 12 anos, que retorna às aulas no dia 29 de janeiro.
“A gente aproveita a viagem, já que sou do interior, para fazer tudo de uma só vez. Estou com a lista de materiais dela aqui e já vou comprando”, disse.
Assim como ela, a auxiliar cartorária Catiana Fonseca, de 42 anos, aproveitou a manhã de sábado para fazer o trabalho que, geralmente, realizava no final de janeiro. Entretanto, desta vez encontrou as lojas mais tranquilas para realizar as compras.
“Já me adiantei, porque na época que tem que comprar, no finalzinho de janeiro, as lojas estão lotadas. É mais difícil a gente ter opção. Agora posso passar o fim de ano mais tranquila e aproveitar o décimo terceiro também”, contou.
Para a servidora pública Tatiane Massae, a oportunidade veio como pedido de presente de Natal da filha, que neste ano quer materiais com tema do desenho Lilo & Stitch. “Não vou comprar toda a lista, só uma parte dela. No começo do ano compro o restante”, afirmou.
Lucro – Para o gerente da loja Mateplás, Ederson Santana, em 2024 os pais se adiantaram e começaram a mandar a lista de materiais ainda neste mês de dezembro, o que em outros meses eram comum em janeiro.
“Tem muita gente comprando material escolar já para evitar filas do mês que vem, porque já começa o fluxo maior, já volta as aulas mês que vem, então o pessoal já está antecipando”, disse.
Desta vez, Ederson percebeu, também, que muitos estão aproveitando a época de natal para presentar os filhos com materiais pedidos por eles. Assim, o movimento tem ficado intenso desde o início do mês. “O pessoal está comprando muito de Natal, comprando muito material escolar como mochilas, estojos e caderno”, ressaltou.
Da mesma forma tem ocorrido na Loja ShopTudo, onde o proprietário Paulo Roberto Fernandes notou aumento de 10% nas vendas neste mês, se comparado com dezembro de 2023.
“Acho que as aulas começam um pouco antes e as pessoas vêm antes do Natal para aproveitar o preço. Eles querem sair de férias e quando voltar, estar tudo resolvido. Assim fica mais tranquilo ir manuseando o material das crianças, deixar tudo organizado. É bem melhor”, explicou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.