ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Para começar ano sem dívidas, população busca mutirão do Procon para negociação

Durante a ação é possível negociar contas de energia, água e aderir ao programa de Tarifa Social

Por Clara Farias e Idaicy Solano | 20/12/2023 10:54
Ação conjunta do Procon/MS com Águas Guariroba e Energisa (Foto: Idaicy Solano)
Ação conjunta do Procon/MS com Águas Guariroba e Energisa (Foto: Idaicy Solano)

Mutirão para negociação de contas de água, energia e plantão "tira-dúvidas" ocorre nesta quarta-feira (20), no centro de Campo Grande. A ação conjunta do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) com as concessionárias Águas Guariroba e Energisa ocorre até às 16h, na Rua Barão do Rio Branco quase esquina com a 14 de Julho.

O secretário-executivo do Procon estadual, Antonio José Angelo Motti, explica que o "Procon na Rua" acontece diversas vezes durante o ano e quando há maior necessidade de orientações aos consumidores e lojistas. "Esta é uma edição especial, começamos próximo ao Natal porque os consumidores estão no centro da cidade, então fica mais próximo para fazer os atendimentos", comentou.

Ele ainda relata que a edição é especial pois a negociação dos débitos proporciona melhor qualidade de vida para às pessoas, que iniciarão 2024 sabendo os compromissos que podem assumir. "Elas entrarão no ano que vem com o poder de compra revigorado, principalmente em relação as necessidades básicas", explicou.

Para "fechar o ano com chave de ouro", o autônomo Evandro Alves Cabral, 29, foi acompanhar a mãe, 56 anos, durante a negociação. Ele explica que a mãe está com uma dívida com a Águas Guariroba de R$ 1.104 e foram tentar parcelar o débito. "Nós viemos para fechar o ano mais tranquilo e folgado das dívidas, vamos aproveitar para tentar aderir à Tarifa Social e dar uma folgada nas contas", comentou o filho.

A diarista, Ana Cleide Almeida de Castro, 40 anos, foi até a ação para aderir à Tarifa Social (Foto: Idaicy Solano)
A diarista, Ana Cleide Almeida de Castro, 40 anos, foi até a ação para aderir à Tarifa Social (Foto: Idaicy Solano)

A diarista Ana Cleide Almeida de Castro, 40 anos, comentou que foi até o Procon na Rua para aderir à Tarifa Social. Hoje em dia, a conta de energia da família, composta por ela, o filho e a mãe, é de R$ 170. "Junta com a conta de água e alimentação e fica pesado. Eu acho muito caro porque a gente não fica em casa. Vamos ver se com a Tarifa Social dá uma 'abaixadinha', porque está tudo pesando", explicou.

Serviço por QR Code - Durante a ação, o Procon estava divulgando um material impresso que possibilita que a reclamação de um cliente lesado seja realizada pelo celular, após leitura de QR Code. O sistema permite que o consumidor insira fotos e documentos que comprovem a situação descrita pelo consumidor. De acordo com o secretário-executivo do Procon, o sistema agilizará o atendimento pois a ocorrência será inserida diretamente no sistema do órgão. Anteriormente, era necessária uma pessoa que fazia a transposição desses dados preenchidos no site e inseridos ao sistema do órgão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias