Para começar ano sem dívidas, população busca mutirão do Procon para negociação
Durante a ação é possível negociar contas de energia, água e aderir ao programa de Tarifa Social
Mutirão para negociação de contas de água, energia e plantão "tira-dúvidas" ocorre nesta quarta-feira (20), no centro de Campo Grande. A ação conjunta do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) com as concessionárias Águas Guariroba e Energisa ocorre até às 16h, na Rua Barão do Rio Branco quase esquina com a 14 de Julho.
O secretário-executivo do Procon estadual, Antonio José Angelo Motti, explica que o "Procon na Rua" acontece diversas vezes durante o ano e quando há maior necessidade de orientações aos consumidores e lojistas. "Esta é uma edição especial, começamos próximo ao Natal porque os consumidores estão no centro da cidade, então fica mais próximo para fazer os atendimentos", comentou.
Ele ainda relata que a edição é especial pois a negociação dos débitos proporciona melhor qualidade de vida para às pessoas, que iniciarão 2024 sabendo os compromissos que podem assumir. "Elas entrarão no ano que vem com o poder de compra revigorado, principalmente em relação as necessidades básicas", explicou.
Para "fechar o ano com chave de ouro", o autônomo Evandro Alves Cabral, 29, foi acompanhar a mãe, 56 anos, durante a negociação. Ele explica que a mãe está com uma dívida com a Águas Guariroba de R$ 1.104 e foram tentar parcelar o débito. "Nós viemos para fechar o ano mais tranquilo e folgado das dívidas, vamos aproveitar para tentar aderir à Tarifa Social e dar uma folgada nas contas", comentou o filho.
A diarista Ana Cleide Almeida de Castro, 40 anos, comentou que foi até o Procon na Rua para aderir à Tarifa Social. Hoje em dia, a conta de energia da família, composta por ela, o filho e a mãe, é de R$ 170. "Junta com a conta de água e alimentação e fica pesado. Eu acho muito caro porque a gente não fica em casa. Vamos ver se com a Tarifa Social dá uma 'abaixadinha', porque está tudo pesando", explicou.
Serviço por QR Code - Durante a ação, o Procon estava divulgando um material impresso que possibilita que a reclamação de um cliente lesado seja realizada pelo celular, após leitura de QR Code. O sistema permite que o consumidor insira fotos e documentos que comprovem a situação descrita pelo consumidor. De acordo com o secretário-executivo do Procon, o sistema agilizará o atendimento pois a ocorrência será inserida diretamente no sistema do órgão. Anteriormente, era necessária uma pessoa que fazia a transposição desses dados preenchidos no site e inseridos ao sistema do órgão.
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